16:26 - Barra Mansa ganha sistemas de alarme sonoro
"Equipamentos serão instalados em 10 comunidades que apresentam áreas de risco
Nas próximas semanas, Barra Mansa começará a receber equipamentos de alarme sonoro para instalação em 10 comunidades do município que apresentam áreas de risco. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, dia 17, em reunião de trabalho entre o prefeito Jonas Marins e o tenente coronel Mauro Júnior, coordenador regional de Defesa Civil, no Centro Administrativo. Os blocos de sirene serão doados pelo governo do Estado e têm alcance de até 700 metros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Carlos Natanael Geremias, os equipamentos vão ser instalados em locais que apresentam riscos de enchentes e deslizamentos de terra. “Já temos o levantamento das áreas prioritárias na cidade. Vamos encaminhar a relação à secretaria estadual de Defesa Civil que enviará uma equipe técnica para demarcação dos pontos de instalação dos postes e sirenes”, explicou Natanael, citando que bairros como Boa Vista II, Metalúrgico e Vila Nova serão contemplados com os novos sistemas.
Além da instalação dos equipamentos, o tenente coronel Mauro Júnior informou que a secretaria estadual de Defesa Civil irá treinar os agentes do município para manutenção e manuseio das sirenes. “Também vamos capacitar os moradores dos bairros para que saibam se comportar mediante disparo do alarme sonoro”, completou o coordenador regional. De acordo com ele, até o dia 29 de novembro, data em que se comemora do Dia Estadual para Redução de Desastres, todos os blocos de sirene já estarão instalados em Barra Mansa.
Para o prefeito Jonas Marins, a chegada destes equipamentos vai trazer mais segurança aos moradores de áreas de risco. “Barra Mansa é cortada por dezenas de córregos e possui relevo bastante acidentado. Esses fatores, acumulados com a ocupação desordenada e com intempéries climáticas, traz grandes danos à população principalmente em épocas de chuvas”, comentou o prefeito, destacando que as sirenes vão colaborar para diminuir os impactos de enchentes e deslizamentos. “Vamos preservar vidas”, garantiu o prefeito.
"
Comentários