28 janeiro, 2015
Comentários

16:36 - Mutirão de combate à dengue acontece neste sábado no bairro Vila Julieta, em Resende

"

Uma das medidas de combate à dengue adotadas pela Prefeitura de Resende é a realização de mutirões, toda a semana, com o objetivo de recolher material que acumula água parada. Neste sábado, dia 31, Vila Julieta será o bairro beneficiado com os trabalhos, que acontecem das 8h às 13h. Nesse mutirão, os vigilantes vão percorrer as residências localizadas entre as Avenidas Coronel Mendes e Brasília, próximo ao Parque Tobogã.

A ação terá a participação de cerca de 70 pessoas entre militares da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), vigilantes sanitários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e funcionários de outras secretarias, como a de Serviços Públicos.

Além de recolher o material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, a equipe vai orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. Na sexta-feira, dia 30, um carro pulverizador de combate à dengue percorrerá as ruas do bairro. Por isso, a Secretaria de Saúde faz as seguintes recomendações aos moradores: que abram as portas e janelas de suas casas; guardem os alimentos; retirem animais domésticos e vasilhames com comida e água, para evitar contato com o produto.

De acordo com balanço divulgado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, no último fim de semana, quando aconteceu o Mega Mutirão de Combate à Dengue na Região da Grande Alegria, as equipes percorreram 8.120 imóveis para vistoriar a incidência de focos do mosquito Aedes aegypti. Nestes locais foram coletadas 119 amostras de larvas, sendo que 77 amostras deram positivo para o mosquito.

Durante a semana, os vigilantes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses continuaram percorrendo as residências na região da Grande Alegria. Já os militares da AMAN começaram os trabalhos no bairro Vila Julieta (Alvorada) nesta quarta-feira, dia 28.

O calendário dos mutirões de combate à dengue está sendo definido semanalmente, com base no número de notificações e no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, verificado no trabalho de inspeção dos vigilantes do CCZ.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou em 2015, até o dia 27 de janeiro, 78 casos confirmados de dengue.

 

"

Comentários