28 janeiro, 2015
Comentários

16:38 - Barra Mansa sedia Encontro de Educação Fiscal

"

Participaram do evento representantes de seis cidades da região

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria municipal de Educação, sediou na manhã desta quarta-feira, dia 28, o “I Encontro de Educação Fiscal” do Sul Fluminense. O evento teve como objetivo o planejamento de ações para que os profissionais de educação possam ensinar aos alunos noções básicas sobre Educação Fiscal. O debate contou com representantes das secretarias de Educação dos municípios de Volta Redonda, Barra do Piraí, Resende, Porto Real e Pinheiral.

De acordo com a gerente financeira da secretaria de Educação de Barra Mansa, Juliana Resende, as crianças são mais indicadas para esse tipo de formação, pois cobram mais e são mais rígidas quanto ao cumprimento das leis. “Temos que conscientizar a população sobre a importância de fiscalizar os comércios e exigir a nota fiscal e as crianças cobram isso dos pais e responsáveis. Todos esses tributos voltam para o governo e são usados para melhorar a qualidade de vida das pessoas e temos que ter o hábito de garantir que todos cobrem os seus direitos”, explicou a gerente financeira.

A professora da rede municipal de ensino de Resende e articuladora de conselhos do MEC (Ministério da Educação), Marilene Souza Duarte, explicou que o planejamento traçado durante o encontro será usado por toda a região. “Essas metas que estão sendo traçadas hoje vão atingir todo o Sul Fluminense. Esse grupo vai disseminar essas informações e conceitos para toda a região e vai fortalecer ainda mais esse elo entre as secretaria de Educação de diversos municípios”, salientou Marilene, acrescentando que todos os profissionais que vão atuar nesta área passarão por capacitações.

Juliana Resende ainda ressaltou a importância da criação dos conselhos escolares para fiscalizar todos os aspectos envolvendo o dia-a-dia dos estudantes. “Para o avanço das ações programadas será necessária a participação dos conselhos escolares de todas as unidades de Barra Mansa. Os conselhos vão contar com a participação de membros da sociedade civil, moradores, alunos e funcionários das escolas e terão a função de garantir que tudo que está sendo planejado seja posto em pratica nos próximos anos”, destacou a gerente financeira da secretaria de Educação.

O subsecretário de Educação de Barra Mansa, Deyvison Silvestre, explicou que o ensino de Educação Fiscal será implementado na rede municipal de ensino em março, assim que todos os tópicos e metas forem traçados. “Alguns profissionais já passaram por capacitações e vamos inserir esse conteúdo na vida escolar do aluno, mas de forma gradual. O planejamento é que as turmas finais sejam inseridas nesse programa, em um primeiro momento, pois estão fechando esse ciclo”, informou o Deyvison.

"

Comentários