26 março, 2014
Comentários

16:44 - Governador Sérgio Cabral e prefeito Neto inauguram Centro Dia Synval Santos

"

Cabral destaca que iniciativa municipal de centro de atendimento para portadores de Alzheimer e familiares é ‘única no Brasil’

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Antônio Francisco Neto, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, entre outras autoridades e convidados, participaram na manhã desta quarta-feira (dia 26) da cerimônia de inauguração do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares - Centro Dia Synval Santos, no bairro Jardim Paraíba. A unidade vai atender portadores de Alzheimer na fase intermediária da doença, oferecendo oficinas terapêuticas de artes, música, terapia ocupacional, além de auxiliar e orientar os seus familiares para lidar com o dia a dia do usuário. O centro representa um investimento de R$ 1,5 milhão do Governo Municipal.

Na inauguração, Cabral salientou que a iniciativa da Prefeitura Municipal de Volta Redonda é inédita no Brasil, e disse que sempre cita a cidade quando fala com outros prefeitos do Estado e do País.

“Quando fui deputado estadual, era presidente de honra da Associação de Amigos e Parentes de Portadores de Alzheimer, e desde então venho mantendo contato com o assunto. Não tenho conhecimento de nenhuma outra iniciativa do tipo no País, talvez seja o único centro deste tipo, para portadores e familiares, na América Latina”, afirmou o governador, que completou: “Mais uma vez Volta Redonda dá exemplo para o Brasil. Sempre falo para todos os prefeitos que encontro que Volta Redonda – e Piraí, terra do Pezão, que foi prefeito de lá – são celeiros de bons exemplos para o Brasil”.

Pezão também destacou o ineditismo da proposta do Centro Dia Synval Santos, e disse que o Estádio da Cidadania e seus arredores – que abrigam, além do centro dia, a Policlínica do Idoso e as unidades de Saúde do próprio estádio – são muito bem aproveitados.

“O Estádio da Cidadania e suas adjacências devem ser os mais bem utilizados de todo o Brasil. São vários espaços de cidadania, e que se somam a tantos outros que viemos inaugurar junto com o prefeito Neto nestes 7 anos e três meses de governo. Essa doença afeta o mundo inteiro hoje, e você (Neto) dá essa grande contribuição para a sua comunidade em parceria com o Governo do Estado”, afirmou. O prefeito Neto ressaltou a parceria com o governo estadual, e mostrou um vídeo com dezenas de inaugurações, dos últimos dois anos e meio, que tiveram a participação de Cabral e Pezão.

“Tenho dito sempre que o município é muito grato ao governo do estado e o governo federal pelas grandes parcerias que temos. Muita gente não acreditava neste espaço, que surgiu de um sonho do senhor Jorge Pantaleão, que está nos ajudando até hoje. Mas temos a preocupação de cuidar das pessoas. Volta Redonda é diferente porque tem um povo diferente”, disse Neto, acrescentando que nos próximos quatro meses serão inauguradas mais de 50 obras pelo Governo Municipal. A família do senhor Synval Santos, que dá nome do centro de atendimento, agradeceu a homenagem. “Nós estamos muito felizes com essa homenagem ao meu pai. A família fica muito agradecida”, disse o filho de Synval, Vítor Camargo dos Santos.

CUIDADOS - O Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares - Centro Dia Synval Santos fica localizado na Rua 548, nº 101, no bairro Jardim Paraíba, e funcionará de segunda as sextas feiras das 8h às 18h. A unidade – que será administrada pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) – representa um investimento de R$ 1,5 milhão e ocupa uma área construída de 870 metros quadrados, com três salas de atividades, duas salas de repouso, sala da diretoria e equipe, cozinha, refeitório, área de convivência coberta, área para caminhada, área externa, banheiros masculino e feminino adaptados, auditório para 60 pessoas, recepção, etc.

Os idosos serão encaminhados ao centro de tratamento através de um laudo clínico da Policlínica do Idoso, que funciona ao lado do centro dia. Logo após a emissão do laudo, uma equipe técnica da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) - lotada no Centro Dia Synval Santos – fará uma visita domiciliar e vai verificar as condições dos solicitantes. Idosos em situação de semiabandono ou de famílias com baixa renda, que não têm como cuidar do paciente adequadamente, terão prioridade no atendimento. O Centro Dia Synval Santos terá capacidade para atender de 100 a 120 idosos por mês. Atualmente, cerca de 1,8 mil portadores de Alzheimer estão cadastrados nos serviços de Saúde do município.

PESQUISA - Segundo uma pesquisa divulgada recentemente, a doença de Alzheimer atualmente está em terceiro lugar como as que mais matam em todo o mundo, atrás apenas das doenças cardíacas e do câncer. A pesquisa revelou ainda que os números podem ser maiores, já que há um preconceito que cerca a doença e existem muitos diagnósticos errados. Os cientistas afirmaram que devido a estes problemas os idosos podem não receber o tratamento correto para a doença. De acordo com as estimativas dos pesquisadores, o número de mortes causadas pelas complicações do quadro de Alzheimer pode ser até quatro vezes superior ao que tem sido divulgado.

"

Comentários