02 dezembro, 2014
Comentários

16:46 - Alunos de escolas municipais de Barra Mansa se formam como agentes comunitários escolares

"

Alunos de escolas municipais se formam como agentes comunitários escolares
Curso foi ministrado pela Defesa Civil de Barra Mansa nas principais áreas de risco da cidade


A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, realizou nesta terça-feira, dia 02, a formatura de 150 alunos de escolas municipais que concluíram o curso de Agente Comunitário Escolar. O evento aconteceu no Ilha Clube, no bairro Ano Bom, e contou com a presença do prefeito Jonas Marins, secretários municipais e representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiro Militar e Defesa Civil Estadual, além de pais dos estudantes.


“Esse é um projeto lindo de cidadania. Atualmente é fundamental trabalharmos em união - família, escola e poder público. Hoje, vocês se tornam mais cidadãos, recebem uma enorme missão: a de serem defensores de nossa cidade”, discursou a secretária municipal de Educação, Lusia Melchíades, solicitando ainda que os estudantes sejam multiplicadores de informação. “Passem o que aprenderam para os amigos, vizinhos, familiares e assim vamos poder ajudar muito mais”, acrescentou a secretária.


Junto com o diploma de conclusão do curso, que durou dois meses, os alunos receberam kits da Defesa Civil contendo camiseta, boné, capa de chuva, lanterna e uma mochila. “Aprendi muito com o curso. Foi bem legal fazer coisas diferentes e que vai poder ajudar minha comunidade”, comentou o estudante do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Jahyra Fonseca Drable, em Amparo, Carlos Eduardo Leal Correia.


O curso foi ministrado em seis escolas municipais, localizadas em bairros e distritos que possuem as principais áreas de risco do município. “Administrar Barra Mansa não é fácil. Temos 84 áreas de risco e estamos cercados por morros, além da cidade ser cortada pelo Rio Paraíba do Sul, linha férrea e Rodovia Presidente Dutra. Não crescemos de forma planejada e por isso temos tantas áreas de risco no município. É realmente perigoso e temos que ter atenção redobrada e, cada vez mais, precisamos do apoio da comunidade para realizar a prevenção”, afirmou Jonas.


O coordenador da Defesa Civil, Carlos Natanael Geremias, afirmou que a parceria com a secretaria de Educação tem dado certo e ajuda no trabalho de prevenção que a coordenadoria tem realizado nas comunidades. “Não temos uma equipe grande, mas temos uma equipe atuante. No entanto, hoje estamos muito maiores, estamos formando agentes importantes para nos ajudar no trabalho de prevenção, pois vale ressaltar que a Defesa Civil somos todos nós. Espero que vocês não precisem utilizar o kit que estamos fornecendo, mas sabemos que foram bem treinados e que vão saber o que fazer, caso seja necessário”, acrescentou Natanael.


O sargento da Polícia Militar e responsável pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), Gladston Pereira Lima, ressaltou a importância de trabalhar de forma preventiva. “É muito gratificante ver um município que se interessa com a prevenção. Geralmente, vemos a Defesa Civil apenas em situações de catástrofes e aqui em Barra Mansa é diferente. Vejo também vários pais aqui e esse incentivo é fundamental para o desenvolvimento e a formação de cidadãos responsáveis. Resumindo: Barra Mansa está de parabéns”, enfatizou Gladston.


“É uma importante conquista para o meu filho. Ele adorou o curso e aprendeu muitas coisas. Chegava em casa contando os aprendizados e com isso deixou toda a família orgulhosa”, concluiu a agente comunitária de saúde e mãe de um dos formandos, Maria Claudia de Oliveira.

"

Comentários