30 setembro, 2014
Comentários

16:51 - Resende: Setor do Comércio é destaque em inserção de trabalhadores

"

Resende novamente foi destaque na geração de emprego e renda. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o Município atingiu saldo positivo de 938 empregos gerados com carteira assinada nos últimos 12 meses. Os dados fazem parte do relatório da Evolução do Emprego por Nível Setorial de Municípios, referente ao mês de agosto.

Segundo o Caged, no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, Resende obteve o total de 17.909 admissões contra 16.971 desligamentos, com saldo de 938 empregos gerados. O setor de destaque é o Comércio, onde no mesmo período o relatório do Caged indica o total de 993 empregos gerados, sendo a subtração das 7.161 admissões perante as 6.168 demissões registradas.

O desempenho econômico de Resende nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego coloca a cidade à frente de importantes municípios vizinhos na geração de empregos, como Volta Redonda, com saldo negativo de 872 empregos, e Barra Mansa com saldo positivo de 365 empregos gerados.

- Esses dados reforçam a tendência de que a economia de Resende não é embasada apenas no setor metalmecânico que tem imenso potencial também. Enquanto diversos municípios registram a retração nas oportunidades de emprego, Resende segue em destaque. Novas lojas são abertas e outras já instaladas lançam novas filiais pela cidade e isso gera emprego e renda. Tivemos ainda a expansão de centros comerciais em bairros da periferia e até mesmo investimentos de grandes grupos como os dois shoppings da cidade que recebem novas lojas constantemente - argumenta o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet.

O secretário lembra ainda que em janeiro deste ano o Município também comemorou o relatório do Caged referente ao ano de 2013 que a apontou como sétima colocada no ranking geral de empregos gerados no estado do Rio de Janeiro com 2.655 postos de trabalho criados.

A maioria dos empregos do setor foram gerados através do Balcão de Emprego do posto do Sistema Nacional de Emprego de Resende (SINE), órgão do governo do estado que é mantido em parceria com a Prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. No posto, que funciona para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, passam milhares de candidatos em busca de oportunidades de emprego anunciadas pelas empresas parceiras.

- O prefeito José Rechuan e o secretário Kiko Besouchet investiram na reformulação do SINE e na capacitação da equipe de atendimento. A cidade tem no comércio sua imensa fonte de emprego pela rotatividade de negócios abertos e solidez do mercado. Através do SINE orientamos os comerciantes a buscar em nosso cadastro os candidatos para sua loja, tanto que pouco se vê cartaz anunciando vagas na fachada das lojas. O SINE indica pessoas com perfil profissional específico para a vaga em aberto e isso aumenta a chance de efetivação do candidato no processo de entrevista a cargo do contratante - comenta a diretora do SINE Resende, Cláudia Balieiro, lembrando que o posto de atendimento está situado na Rua Gulhot Rodrigues, nº 257, bairro Comercial.

"

Comentários