28 agosto, 2013
Comentários

16:55 - Cemae promove curso de Neuroaprendizagem

"

Objetivo é possibilitar a criação de novas estratégias de aprendizagem na Educação Especial

Dando continuidade à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), antigo Ceat, realizou uma aula inaugural, na noite desta terça-feira, dia 27, sobre Neurocognição e Aprendizagem. O curso foi ministrado pela doutoranda e orientadora pedagógica do centro, Hérica Cambraia. “Neurocognição tem sido um assunto muito discutido. Ensinar requer entendimento de como funciona o cérebro. Se você sabe qual área do cérebro precisa ser estimulada para superar a dificuldade de aprendizagem, possibilitará a criação de novas estratégias que auxiliarão no processo de educar”, esclareceu Hérica.

O primeiro módulo do curso segue até dezembro, abordando temas como Atenção e Memória; Expressão do Som e Motricidade; Alfabetização Matemática; Relações Interpessoais e Letramento Científico. As aulas são realizadas uma vez por semana e têm quatro horas de duração. Segundo a coordenadora municipal de Educação Especial, Anamaria Linhares, as aulas de capacitação reforçam a proposta da nova educação especial do município. “Nós temos como uma de nossas metas a criação de um centro de estudo continuado no Cemae”, revelou Anamaria.

Esta é a segunda formação oferecida pela entidade neste ano. Já está em andamento o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pais e profissionais que trabalham com Educação Especial. Segundo Maria Emília Serpa, fonoaudióloga do Cemae, os cursos promovidos pelo centro têm facilitado muito o trabalho em sua área. “São oportunidades únicas que não podemos deixar passar. Aprender coisas novas reflete na nossa prática diária, quer como educadores ou como clínicos. Abrem novos horizontes”, finalizou a fonoaudióloga.

"

Comentários