17:00 - BM: CISEGCI realiza assembleia e define metas para biênio 2015/2016
"Encontro ocorreu no gabinete do prefeito Jonas Marins com a presença do secretário de Estado de Prevenção a Dependência Química
Membros do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania (CISEGCI) se reuniram na manhã desta terça-feira, 17, em assembleia geral. O encontro foi realizado no gabinete do prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, que também é presidente do Consórcio. Na pauta, a prestação de contas do órgão; os compromissos conveniados a partir de 2011; o planejamento estratégico para o biênio 2015/2016; a retificação da proposta orçamentária e a proposta de alteração do estatuto. O secretário de Estado de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira, participou da discussão, que contou com representantes de 12 dos 13 municípios conveniados.
Logo no início da reunião, o prefeito Jonas explicou o afastamento temporário do diretor executivo do CISEGCI, Ebison Diettrich. ""Por questões de saúde em família, Diettrich pediu licença e, em substituição, indicamos Jeferson Mamede, que já foi diretor do órgão. Ele já assumiu o cargo"", disse Jonas. Na sequência, o prefeito tratou da pactuação do CISEGCI ao programa federal 'Crack, é possível vencer' considerado, na sua opinião, como um dos itens mais relevantes na prevenção às drogas.
""Há cerca de 15 dias, nos encontramos com o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, visando a assinatura de um termo de cooperação técnica entre os governos Federal e Estadual e o CISEGCI. Nossa grande preocupação hoje está relacionada à falta de estrutura da região no combate às drogas. Temos dois pontos que necessitam de políticas públicas de enfrentamento: os doentes pelas drogas, que precisam de tratamento, e os criminosos das drogas, que necessitam de cadeia"", destacou o prefeito.
Ainda no decorrer do encontro, o secretário Filipe Pereira detalhou sobre o cenário da prevenção às drogas no estado do Rio e na região Sul Fluminense. ""Temos hoje 171 unidades de acolhimento em todo o estado. Deste total, apenas cinco estão qualificadas nos pré-requisitos da secretaria de Prevenção à Dependência Química. Na região, a unidade modelo de atendimento de Valença será a referência no acolhimento aos usuários. O imóvel foi reformado e, em breve, será reaberto"", disse.
Outra questão abordada pelo secretário foi a implantação de um programa de reinserção dos assistidos pela unidade de acolhimento no mercado de trabalho. ""Temos que buscar uma maior integração com os serviços de saúde para que esse indivíduo tenha a oportunidade de voltar à sociedade e a ocupar postos de trabalho"", argumentou Filipe Pereira.
Todas as propostas apresentadas na pauta do encontro foram aprovadas pelos representantes dos municípios. Entre as metas do CISEGCI está a criação de Unidades de Pacificadoras da Guarda Municipal para a realização de palestras direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino, rondas nas unidades escolares e autuação e reboque de carros abandonados, além da criação de Câmaras Técnicas de Meio Ambiente.
"
Comentários