06 agosto, 2013
Comentários

17:13 - Fiscalização Ambiental apreende animais silvestres em Barra Mansa

"

Dezessete aves da espécie coleiro papa-capim e um jabuti foram encontrados nos bairros Vila Principal e Santa Clara

Fiscais ambientais da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa apreenderam nesta terça-feira, dia 06, dezessete pássaros silvestres e um jabuti. As aves, da espécie coleiro papa-capim, estavam em cativeiro em duas residências da Vila Principal e o jabuti em uma casa na Santa Clara. Os animais foram encontrados quando os fiscais faziam diligência nos bairros. Eles foram levados para o Parque da Cidade, onde foram tratados e alimentados.

Nesta quarta-feira, dia 07, os animais serão encaminhados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica. O órgão do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) recebe, reabilita e destina os animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares.

De acordo com o artigo 29 da Lei Federal 9.605, de 1998, regulamentada pelo artigo 24 do Decreto 6.514, de 2007, manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença e/ou autorização do órgão competente é crime. A multa pode variar de R$ 500 à R$ 5,5 mil por espécie, e o infrator poderá ainda responder administrativa e criminalmente.

As denúncias podem ser feitas na secretaria municipal de Meio Ambiente, através do telefone (24) 3322-9100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados e após 17h, elas são recebidas pelo telefone (24) 3322-7817.

"

Comentários