14 maio, 2014
Comentários

17:14 - Comissão avalia condições dos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida em Volta Redonda

"

Autoridades também conhecem como está sendo feita a seleção de famílias para condomínio no Roma

Uma comissão formada por secretários municipais, administradores e representantes da Caixa Econômica Federal se reuniu na noite de terça-feira (dia 14), com o prefeito Antônio Francisco Neto para avaliar como estão vivendo os moradores do Condomínio Residencial do Ingá, construído no bairro Santa Cruz, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Durante o encontro também foi apresentado pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) como está sendo feita a seleção dos futuros moradores para o condomínio do mesmo programa do bairro Roma 2. Participaram da reunião o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, o diretor do Furban, Marco Antônio Marques, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino, o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Ibiapina, o coordenador do programa Minha Casa, Minha Vida em Volta Redonda, o presidente da EPD (Empresa de Processamento de Dados), Paulo Netto, e o gerente regional de Negócios da Superintendência Sul Fluminense da Caixa Econômica Federal, Fernando Rabello, entre outros assessores das secretarias municipais.

O coordenador do Parque do Ingá, José Afonso da Fonseca, destacou que a prefeitura fez alguns investimentos no Condomínio do Ingá como instalação de antenas, modificações nas lixeiras e tambores, maior número de brinquedos no parquinho e a instalação de varais comunitários. “Com a presença da prefeitura, muita coisa mudou para os moradores, inclusive com a atuação de assistentes sociais da Smac quinzenalmente. Mas precisamos investir mais em projetos sociais e na segurança”, apontou o coordenador.

Já o coordenador do programa no município, Paulo Netto, avisou que todas as secretárias envolvidas farão a partir de agora um acompanhamento mais intenso da situação das famílias. “O Poder Público está atento às necessidades dos moradores para melhorar o convívio de todos. Vamos, a partir de agora, melhorar a iluminação de todas as áreas do condomínio e intensificar a presença da Guarda Municipal para dar mais segurança aos moradores. Faremos também um levantamento da frequência das crianças e adolescentes aos serviços de educação, saúde e do Cras (Centro de Referência da Assistência Social)”, disse.

O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, ficou encarregado de coordenar todas as ações. “O empreendimento Minha Casa, Minha Vida é o primeiro da cidade, e nós mais do que nunca queremos que ele dê certo, pois outros virão e queremos acertar em todos. As pessoas que estão lá recebem agora todas as condições para viver melhor e a prefeitura está pronta para ajudar ainda mais”, disse Munir.

Outro assunto tratado na reunião foi sobre a seleção das 496 famílias que serão contempladas com os apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, que está sendo construído no bairro Roma 2. O coordenador de seleção das famílias e chefe de gabinete da Smac, Israel Carlos da Silva, disse que uma listagem de pessoas feitas pelos CRAS já foi encaminhada para análise da Caixa Econômica Federal. “A demanda para o Roma já está sendo analisada pela Caixa e após a aprovação deles, vamos construir um dossiê com todos os documentos dos moradores para concluir a seleção”, disse Israel.

Na reunião também ficou acertado que a comissão fará visitas aos moradores que moram as margens do Córrego Bugio e Cantinho dos Peixes, no bairro Belmonte, para avaliar as condições para que eles sejam incluídos nos próximos empreendimentos que serão inaugurados na cidade. Em fase de conclusão de obras, já estão contratadas 2.032 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida em Volta Redonda, incluindo a já inaugurada do bairro Santa Cruz para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos.  No bairro Roma (496 unidades), Candelária (144 unidades), Três Poços (480 unidades), Jardim Cidade do Aço (96 unidades) , São Sebastião I (192 unidades), São Sebastião II (160 unidades) e Santa Cruz II (240 unidades).

O Gerente Regional de Negócios da Superintendência Sul Fluminense da Caixa Econômica Federal, Fernando Rabello, disse que o governo federal sinaliza que a entrega e a inauguração dos condomínios devem ser feitas assim que as obras fiquem prontas.

“Estamos avaliando a documentação já enviada pela Smac e em pouco tempo, os moradores serão convocados para assinar a documentação. A maior parte dos empreendimentos da cidade já está com as obras praticamente concluídas”, disse o gerente.

O prefeito Antônio Francisco Neto disse que é muito importante o envolvimento da comissão para que Minha Casa Minha Vida continue sendo bem avaliado. “Peço o empenho de todos, pois queremos que tudo dê certo nos residenciais. Vamos fazer tudo que é possível para que os moradores do Parque do Ingá vivam melhor”, disse o prefeito, anunciado que em três meses, serão entregues mil unidades residenciais na cidade. “As obras praticamente destes empreendimentos estão prontas. A prioridade para serem beneficiadas com as moradias são as pessoas que vivem em áreas de risco ou a beira de rios e em condições muito precárias. Este é o nosso critério para dar dignidade a quem mais precisa”, disse o prefeito.

"

Comentários