10 novembro, 2014
Comentários

17:16 - Parada do Orgulho LGBT encerra Semana da Diversidade de Barra Mansa

"

Evento aconteceu neste domingo, dia 10, e reuniu cerca de 2,5 mil pessoas.

A II Parada do Orgulho LGBT de Barra Mansa encerrou com chave de ouro as atividades da II Semana da Diversidade. Organizada pela ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), com o apoio da prefeitura, o evento de encerramento reuniu aproximadamente 2,5 mil pessoas. Animado por dois trios elétricos, o público percorreu as avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite exibindo muita alegria e bom humor.

""Ficamos muito felizes com a presença do público LGBT na parada. Temos vários participantes de cidades vizinhas e dos estados de São Paulo e Minas Gerais que vieram prestigiar o evento. Mas a felicidade é maior ainda ao ver o público simpatizante também presente. Precisamos vencer o preconceito e mostrar que somos cidadãos e merecemos respeito como qualquer outra pessoa"", afirmou Jaime Marcelo Pereira, presidente da ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba.

Ele lembrou que, além da parada, a II Semana da Diversidade de Barra Mansa contou com palestras, oficinas, mesas de debate e shows. ""Nosso maior objetivo foi promover os direitos humanos e melhorar a qualidade de vida da população LGBT, garantindo inclusão social. Debatemos alguns dos problemas enfrentados por essa população, entre eles o preconceito. Esperamos que no próximo ano a participação do público seja maior não só na parada, mas também nas mesas de debate"", destacou Jaime.

A Rainha da II Parada do Orgulho LGBT, Amanda Souza, e o Mister da Parada, Léo Guy, desfilaram no primeiro trio elétrico do evento. ""Ainda sofremos muita discriminação da sociedade, mas acredito que eventos como esse servem para abrir a mente das pessoas. Somos cidadãos como qualquer outro e exigimos respeito"", afirmou Amanda, que é transexual.

O empresário Renato Matos estava junto com a esposa e a filha caminhando na Avenida Domingos Mariano quando se deparou com a parada. ""Resolvi parar para ver o evento e dar meu apoio ao público LGBT. É um momento de liberdade de expressão e também de conscientização. Temos que respeitar a opção sexual dos outros e sempre ensino isso a minha filha"", contou Renato.

"

Comentários