17:18 - VR: Prefeitura vai fechar depósito de entulho na Vila Santa Cecília
"Governo Municipal vai comprar carroças e cavalos na quinta-feira (dia 12) dos trabalhadores do local e tentar inseri-los no mercado de trabalho
Por solicitação do Ministério Público Estadual e notificação do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a Prefeitura Municipal de Volta Redonda vai fechar o depósito de entulho localizado na Rua Lions Club, antiga 41C, na Vila Santa Cecília. Para que a ação não causasse impacto social, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), por meio do Cras (Centro de Referência à Assistência Social) Monte Castelo, fez cadastro de todos os trabalhadores do local. De acordo com o secretário da pasta, Munir Francisco, a equipe do Cras passou dois dias no depósito e cadastrou doze carroceiros, além de ajudantes e catadores de material reciclável.
“Desde maio deste ano, esses trabalhadores têm frequentado reuniões na Smac para que conhecessem a necessidade do fechamento do local por se tratar de área de proteção ambiental”, explicou. A proposta da prefeitura foi de adquirir as carroças e cavalos, além de tentar inserir os trabalhadores no mercado de trabalho formal – com carteira assinada. O valor que cada carroceiro vai receber na quinta-feira (dia 12), às 9h, na área do depósito, foi fixado em R$ 2,5 mil. O preço foi sugerido pelo poder público e aprovado pelos carroceiros e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Imediatamente após o pagamento, serão recolhidos os animais e as carroças. Os cavalos serão encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses para passarem por avaliação clínica e, posteriormente, ficarão na Fundação Beatriz Gama (FBG), para onde também serão enviadas as carroças.
A inserção no mercado de trabalho será feita individualmente. Cada trabalhador - cerca de vinte - será chamado para entrevista com uma psicóloga da Smac que avaliará as habilidades de cada um e indicará uma colocação ideal. “Quando necessário, os assistidos serão encaminhados para qualificação profissional”, afirmou Munir.
LIMPEZA – Após o fechamento do local, na quinta-feira (dia 12), uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) entra no depósito para fazer a limpeza. O secretário da pasta, Edson Carrá, acredita que o trabalho esteja concluído em um prazo entre cinco e dez dias. “Além de recolher o entulho, temos que retirar o lixo acumulado e capinar o local”, acrescentou o secretário. Ainda de acordo com Carrá, cerca de cem caminhões de entulho devem ser retirados do local. O solo precisa ser preparado para receber o projeto ambiental elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e que já foi encaminhado para aprovação do Inea. Após essa etapa, a equipe da Secretaria de Serviços Públicos vai auxiliar na execução do projeto de recuperação ambiental com o plantio de mudas.
MEIO AMBIENTE – De acordo com a diretora de Proteção Ambiental da SMMA, Andréia Sargento Silva, o local depredado pelo entulho era originalmente um bosque e será recomposto com espécies nativas para retomar as características originais. “O bosque deve ser preservado, principalmente pela proximidade com o Rio Brandão”, ressaltou.
A pesquisa, que deu origem ao projeto para recuperação da área foi realizada pela engenheira ambiental da secretaria, Daniela Vasconcelos Vidal. O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Amaro, acrescentou que o local receberá cerca de 500 mudas do bioma Mata Atlântica, entre elas Ipê, Cedro e Paineira. Além disso, ressaltou que este será um projeto piloto, que deverá ser implantado em outras áreas degradadas no município.
"
Comentários