30 julho, 2013
Comentários

17:21 - Compod elabora plano de ação na Vila Maria

"

Coordenadoria se reúne com Guarda Municipal e moradores para trabalho de prevenção às drogas

A Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas) realizou na manhã desta terça-feira, dia 30, no Ciep 54, um encontro para elaboração de um plano de ação visando à prevenção e inibição do uso de drogas no bairro Vila Maria, em Barra Mansa. Representantes da comunidade, da Guarda Municipal e do Conselho Tutelar participaram da reunião. Entre os assuntos debatidos, foi citado o consumo de drogas nas dependências do colégio. O problema estaria afetando a segurança dos alunos e de quem mora próximo ao local.

“Fomos procurados pela associação de moradores do bairro. Segundo os representantes da entidade, o uso de drogas aumentou na Vila Maria. Os moradores estão preocupados e muitos se sentem acuados. A ideia desse plano de ação é criar estratégias para amenizar essa situação”, explicou a coordenadora da Compod, Emília Nascimento. Ela afirmou que as ações vão começar no entorno do colégio, uma vez que, de acordo com denúncias, as ruas próximas à unidade escolar estão sendo utilizadas por viciados em drogas.

De acordo com a diretora do Ciep 54, Maria Aparecida de Almeida Freitas, não é possível identificar os aliciadores, mas os pais e professores têm demonstrado preocupação com o tema. “Cada vez mais os adolescentes têm mais liberdade. Vêm à escola sozinhos e podem acabar sendo presas fáceis de traficantes”, disse Maria Aparecida.

O comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Mílson Brandão André, garantiu que entrará em contato com as polícias Militar e Civil para ações táticas. No entanto, essas ações não poderão ser divulgadas com antecedência para evitar insucesso. “A população pode ter certeza que vamos apurar as denúncias e, caso seja necessário, vamos agir em parceria com as polícias”, garantiu Mílson.

Um novo encontro foi marcado para o próximo dia 13 de agosto. “Dessa vez vamos convidar mais pais e membros da comunidade. É primordial a participação de todos nessa luta contra as drogas. Com o apoio do poder público não sinto mais toda a responsabilidade nas costas e sei que haverá mudanças”, finalizou a diretora.

"

Comentários