30 julho, 2013
Comentários

17:39 - Moradores do Santo Agostinho recebem nova UBSF

"

Atendendo mais de 3,1 mil famílias, UBSF do Santo Agostinho passa a contar com 15 salas; investimento foi de cerca de R$ 525,8 mil

A comunidade do Santo Agostinho recebeu das mãos do prefeito Antônio Francisco Neto e da secretária municipal de Saúde, Suely Pinto, a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), Drª Paula Hérica Rocha de Azevedo. A inauguração, que aconteceu na noite desta segunda-feira, contou com a presença de moradores do bairro, representantes de entidades e lideranças políticas. Erguida de acordo com exigências do Ministério da Saúde, a UBSF, que custou R$ 525.844,98, ganhou equipamentos e mobiliários novos. No projeto arquitetônico, a simplicidade, aliada à modernidade, resultou em um espaço amplo, arejado, com bastante claridade., cinco consultórios, vestiário para funcionários, farmácia para entrega de medicamentos aos usuários em atendimento, entre outras dependências.

Com três equipes de Estratégia Saúde da Família – sendo cada uma composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, e cerca de seis agentes – o acompanhamento aos usuários é reforçado ainda por uma recepcionista e um assistente administrativo. Estes profissionais são responsáveis por ofertar inúmeros  serviços imprescindíveis para a qualidade de vida da população. Nesta unidade a comunidade terá desde o acolhimento a consultas com ginecologistas, médicos clínicos e pediatras. Nebulização, curativos, teste do pezinho, coleta de sangue visitas domiciliares a pacientes acamados, aferição de pressão arterial e glicemia capilar também agregam a lista de serviços ofertados.

Para reforçar esse atendimento acontecem, ainda, as reuniões dos grupos de Planejamento Familiar, Aleitamento Materno, Saúde do Homem, Saúde da Mulher e Tabagismo. As rodas de terapia, exercícios de relaxamento e fisioterapia, são outras atividades que complementam os atendimentos nesta unidade. Aliado a estes serviços acontecem o apoio à população ofertado por nove programas, entre eles, de Saúde na Escola, Saúde do Idoso, Criança e Adolescente, Saúde Mental, entre outros.

O prefeito Neto voltou a afirmar que acredita na saúde pública de Volta Redonda e reforçou que vai continuar investindo em busca de melhor qualidade nos atendimentos. “A nossa cidade está equipada para atender a população, mas sabemos que é preciso avançar ainda mais e, por isso, não vou deixar de investir em melhorias na nossa saúde”, ressaltou o prefeito.

Ao reafirmar que a UBSF foi erguida de acordo com normas do Ministério da Saúde, a médica Suely Pinto, convidou a população a buscar o atendimento na unidade e reforçou a importância da atenção básica. “Esta unidade foi pensada e construída para atender a comunidade e estamos de portas abertas para recebê-los”, apontou.

O presidente da Associação de Moradores do Santo Agostinho, Digair Goulart, agradeceu o investimento e disse que a comunidade esta se sentindo honrada por poder contar com este serviço no bairro. O deputado federal Deley de Oliveira também se mostrou emocionado com o crescimento da localidade. “Venho ao Santo Agostinho desde garoto e fico muito feliz ao ver o crescimento deste bairro”, ressaltou o parlamentar. Estiveram presentes ao evento desta segunda os vereadores Buchecha, Gemílson Suquinho e Jari. O vereador de Barra Mansa, Pissula, também compareceu à inauguração.

"

Comentários