14 novembro, 2014
Comentários

17:51 - Alunos de Barra Mansa são premiados em Sessão Solene na Câmara de Vereadores

"

Os alunos participaram do concurso de redação “O Envelhecimento e a Valorização do Idoso”.

Com o salão nobre do Palácio Barão de Guapy repleto de alunos da rede municipal de ensino, pais, avós, professoras e diretoras, os vereadores realizaram, nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de Redação “O Envelhecimento e a Valorização do Idoso”. Organizado pela Secretária Municipal de Educação, através de lei de autoria do vereador Jaime Alves de Almeida, o concurso premiou as três melhores redações escritas por alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamenta e a melhor redação de cada escola participante.

A Sessão Solene teve sua mesa principal composta pelo Presidente da Câmara, Marcelo Borges; pela secretária municipal de educação, Lusia Melchiades; pelo vereador Jaime Alves de Almeida, que criou o concurso, e pelo representante da CDL de Barra Mansa, Xisto Vieira Neto.

A secretária de educação anunciou os vencedores  do concurso e ressaltou a importância do respeito ao idoso ser discutido entre os jovens.

-Nós, educadores precisamos ensinar nossos jovens a valorizar os idosos, estamos todos caminhando para a terceira idade e esse respeito é essencial. A principal meta da escola é criar seres que ajudem a melhorar a nossa terra, o nosso país, cidadãos conscientes – afirmou a secretária Lusia Melchiades.

As melhores redações escolhidas por uma comissão especial foram: em primeiro lugar, a da estudante  Luma Lane Alexandre dos Santos Rodrigues, do 7º ano do Colégio Municipal Dr. Elvino Alves Ferreira; em segundo lugar, a do aluno Vinícius Viana Oliveira Soares, do 9º ano do Colégio Municipal Professor Maurício Amaral e, em terceiro lugar, a de  Sabrina Rufino Gomes, que estuda no CEI Saturnina de Carvalho, no 7º ano. Eles foram presenteados com um celular, uma câmera fotográfica e um tablet, respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro colocados. Os 31 alunos que tiveram sua redação escolhida como a melhor de sua escola também foram presenteados.

A vencedora Luma Lane Alexandre dos Santos Rodrigues tem o sonho de ser jornalista e já realiza em sua escola o “Elvino News”, jornal com notícias da escola e da comunidade. Com passagens como “velho é o preconceito que possuem” e “os idosos sentem falta do único aperto que tinham que passar na vida: o abraço”, a redação de Luma mostrou seu respeito aos idosos.

- Como coloquei na redação os idosos são as pessoas mais importantes na nossa vida, que constituíram nossas famílias. Acho que todos devem os respeitar muito, pois tudo o que temos foi construída por eles. Vejo muito desrespeito ao idoso no transporte público, onde os alunos não dão o lugar para os idosos em seus assentos exclusivos. O respeito deve ser para todos, mas, principalmente para eles- afirmou Luma.

O Presidente da Câmara, Marcelo Borges, destacou os avanços na Educação em Barra Mansa e a importância de iniciativas como a do vereador Jaime.

-A gente precisa das crianças para construir um futuro melhor. Neste governo vemos que as coisas estão fluindo. Faltam recursos, mas a Educação tem avançado. Fico feliz com essas homenagens  e por esta casa, que é do povo, estar cheia. Parabenizo o vereador Jaime pela lei que criou o concurso e nos permitiu esta noite especial – disse Marcelo.

O vereador Jaime Alves de Almeida justificou a criação do concurso.

. -Através do concurso os alunos puderam fazer uma reflexão sobre a importância do idoso na sociedade e como podemos valorizá-lo em nosso dia-a-dia. O tema vai além do concurso e faz parte do nosso cotidiano – conclui o vereador.

Os avós dos alunos presentes na sessão solene também foram homenageados. A Câmara de Dirigentes Lojistas, através de seu direto Xisto Vieira Neto, sorteou um vale-compra no valor de R$50,00 entre os avós, valorizando ainda mais aqueles que dão exemplos às crianças e adolescentes.

"

Comentários