16 novembro, 2011
Comentários

18:21 - Piraí oferece vacina gratuita contra aftosa a pequenos produtores rurais do município

"

 

A Secretaria de Agricultura de Piraí, em parceria com o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado e a Emater, está realizando durante o mês de novembro a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. O Secretário Municipal, Ramiro Botelho, espera o mesmo sucesso da primeira etapa, em maio, quando foram beneficiados cerca de 350 pequenos e médios produtores rurais e vacinados mais de 11 mil animais.

            Ramiro Botelho explica que a vacinação é oferecida gratuitamente pela Prefeitura, desde 2004, no primeiro mandato do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), que estabeleceu algumas prioridades na área rural, entre elas dar total assistência aos pequenos produtores e à agricultura familiar. É o caso da vacinação contra a aftosa, dada a dificuldade de transporte, manejo e aplicação da vacina.

            “O custo da vacina é o menos importante, mas como ela precisa ser transportada no gelo e exige pistola especial, por ser oleosa, o pequeno produtor teria muita dificuldade de cumprir essa exigência. Assim por determinação do Prefeito Tutuca, realizamos a vacinação sem custo para aqueles produtores que possuem ate 100 cabeças”, explicou Ramiro Botelho.

 

            Rebanho saudável

            O Secretário destaca ainda a importância da vacinação para o pequeno produtor rural, tendo em vista que sem comprovação da vacina, junto aos órgãos de fiscalização, nada pode ser comercializado do animal – nem carne, nem leite -, o que representaria grandes prejuízos.

            “O município também é beneficiado com a vacinação gratuita, que é uma comprovação da saúde do animal, além de evitar o risco de contaminação do rebanho, no caso de aparecimento da doença”, frisa Ramiro Botelho, lembrando que a vacinação oferecida pela Prefeitura imuniza cerca de 97% do rebanho do município.

Dados da Secretaria Municipal de Agricultura comprovam que, na primeira etapa, em maio passado, foram vacinados 11.924 animais, de 353 pequenos produtores de Arrozal (2.275 animais), Santanésia (922), Serra do Matoso (1.020), Cacaria (861) e Piraí (6.846).

            Além da vacina contra a febre aftosa, a Secretaria de Agricultura de Piraí oferece ainda, aos pequenos e médios produtores do município, vacinação gratuita contra a brucelose, de toda fêmea até 8 meses de idade. A vacina tem alto custo, mas é indispensável para obtenção da Guia de Transporte de Animais (GTA), documento exigido para regularizar a atividade, seja leiteira ou de corte, e que só é fornecida se o animal estiver com a vacinação em dia.

            Ramiro lembra que a brucelose é uma doença transmissível ao ser humano e que, portanto, com essas duas medidas a Prefeitura garante não só a saúde do rebanho do município, mas também da população.

“Com essas medidas, garantimos a qualidade do nosso rebanho e protegemos a população”, finaliza Ramiro Botelho.

"

Comentários