18:30 - Amar lança projeto pesca legal no Parque das Águas nesta quinta-feira
"Idosos e aposentados poderão pescar no lago do Parque
A Prefeitura, por meio da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), lança nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, o projeto Pesca Legal no Parque das Águas. Segundo a coordenadora do CREAR (Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende), Rosângela Vieira, as atividades de pescaria no lago do parque poderão ser realizadas por idosos e aposentados devidamente cadastrados na AMAR no período que antecede a limpeza e manutenção do lago.
- O lago é limpo uma vez a cada dois anos e antes da limpeza temos que nos desfazer dos peixes, o que era feito por meio de distribuição à população, mas decidimos implantar o projeto para incentivar uma atividade social de lazer entre os idosos do Programa Terceira Idade Ativa e todos os idosos e aposentados que queiram participar - explicou Rosângela, salientando que a medida visa ainda a manter o equilíbrio ecológico da população de peixes.
Os “pescadores” cadastrados poderão pescar no lago todas as quintas-feiras, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; e ainda em algumas datas pré-estabelecidas aos domingos, das 9 às 13 horas, junto ao Projeto Domingo no Parque. O regulamento do projeto prevê que a pesca só pode ser feita com o uso de vara ou anzol.
No local eles encontrarão carpa e tilápia. Na última limpeza do lago, ocorrida em 2012, foram lançados cerca de dois mil alevinos, que além de servirem ao projeto, alimentam também espécies de aves como mergulhões e garças.
Para se cadastrar, os interessados devem procurar a AMAR até o final de agosto, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas levando a carteira de identidade. Rosângela destacou que a AMAR vai monitorar a população de peixes periodicamente e quando ela for reduzida, suspenderá o projeto para a limpeza do lago e o reabrirá somente quando os novos alevinos lançados atingirem o tamanho ideal para a pesca.
O regulamento do projeto prevê suspensão para os participantes que: não mantiverem o entorno do lago limpo após a pescaria; utilizarem mais de um equipamento no ato da pescaria; ultrapassarem o limite de três peixes por cidadão cadastrado; utilizarem acessórios não autorizados; praticarem a pescaria com finalidade comercial; demarcarem ou limitarem áreas no entorno do lago. O regulamento estipula especificações técnicas para a pesca, como espessura da linha, tipo de anzol e isca liberados ao uso.
Para garantir o cumprimento do regulamento e a ordem durante a pescaria, a AMAR contará com o apoio Grupamento Ambiental da Guarda Municipal.
"
Comentários