18:36 - Defesa Civil de Barra Mansa apresenta o Plano Verão
"Todas as secretarias municipais estão envolvidas; coordenadoria fará atendimento 24 horas
A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, apresentou nesta quarta-feira, dia 17, o Plano Verão 2014/2015. O documento tem como objetivo estabelecer diversas ações preventivas para a chegada das chuvas de verão. Todas as secretarias municipais estão envolvidas no processo preventivo e, segundo o coordenador da Defesa Civil, Carlos Natanael Geremias, este ano Barra Mansa está mais preparada para atuar em casos de desastres. “Até mesmo a Controladoria municipal está fazendo parte do Plano Verão”, contou o controlador do município, Jacques Pereira.
Barra Mansa possui cinco principais ameaças: deslizamentos, escorregamentos, enchentes, enxurradas, vendavais e chuvas de granizo. Para cada ameaça há um plano de contingência, de acordo com as informações da Defesa Civil. “Esperamos não ter problemas com as chuvas de verão, mas se tivermos, estaremos prontos para agir”, comentou Natanael.
Entre as ações, que já começaram a ser desenvolvidas para a prevenção, estão: limpeza de rios e córregos, poda e corte de árvores em locais de risco, desobstrução de galerias e a criação do NUPDECs (Núcleo de Proteção e Defesa Civil), que vai atuar nos distritos por meio de trabalho voluntário. A Defesa Civil, em até um mês, deve começar a realizar atendimento 24 horas, por sistema de plantão.
Na educação, a Defesa Civil atua na capacitação de profissionais da área, criação do agente comunitário escolar – que são alunos de 10 a 15 anos -, na realização do projeto Defesa do Amanhã e no ainda no projeto Segurança na Defesa, que traz alunos do curso de Segurança do Trabalho do Senai para a realização de estágio na coordenadoria. “Também vamos realizar simulados até o fim do ano”, acrescentou o coordenador.
Para este verão também foram implantados o sistema de sirenes e oito pluviômetros semi e automáticos. A equipe de Defesa Civil também realiza monitoramento hidrológico (rios e córregos) diário e vai instaurar, por meio da Defesa Civil Estadual, o sistema de Alerta SMS, que em parceria com as operadoras telefônicas, vai avisar sobre possíveis desastres aos moradores de área de risco por meio de mensagens de texto. “Mas vale lembrar que a Defesa Civil somos todos nós. É muito importante que todos estejam preparados e saibam realizar monitoramentos. A Defesa Civil comunitária é necessária e deve ser atuante”, concluiu Natanel.
"
Comentários