22 julho, 2014
Comentários

18:38 - SINE Resende orienta sobre emissão da Carteira de Trabalho

"

Posto aguarda lote de documentos atualizados para retomar atendimento

 

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda informa que a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), realizada no município pelo SINE Resende e pela Agência de Atendimento ao Trabalhador (AAT) do Ministério do Trabalho e Emprego, está suspensa temporariamente, em decorrência da troca nos modelos da carteira pelo ministério.

Resende não recebeu lotes do novo documento enviado pelos governos federal e do estado. Segundo o SINE Resende, ainda não há previsão de regularizar a situação, e a orientação é que os trabalhadores recorram a postos de emissão da CTPS nas unidades do Ministério do Trabalho e Emprego em cidades vizinhas mais próximas, como Volta Redonda ou Cruzeiro (SP).

- Estamos na transição entre modelos de carteiras de trabalho. Os documentos em padrão habitual acabaram e novos lotes com o novo formato não chegaram ainda à cidade. Pedimos a colaboração e paciência de todos os trabalhadores - explica a diretora do SINE Resende, Cláudia Balieiro, acrescentando que desde outubro de 2013, quando passou a oferecer o serviço à população, o órgão já emitiu 618 carteiras de trabalho.

As novas carteiras de trabalho têm foto e assinatura digitalizadas, impressas em papel-moeda junto aos demais dados do trabalhador. Tudo é feito no momento do atendimento, sem a necessidade de colar foto 3x4 ou assinar o documento a punho. Segundo o secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, o objetivo da mudança é dificultar fraudes contra o seguro-desemprego, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários, além de evitar as rasuras.

- O novo sistema evita o preenchimento manual da carteira de trabalho. O material é mais resistente e seguro tendo inclusive um único número para cada profissional. Se o documento for perdido ou danificado, a segunda via vai ter o mesmo número registrado na primeira. Com a antiga carteira, em caso de perda, o trabalhador precisa voltar às empresas onde trabalhou para recuperar os dados. É uma importante evolução e por isso buscamos agilidade para retomar este serviço - argumenta.

SERVIÇO - Para solicitar a CTPS o interessado deve apresentar no momento da emissão, o CPF e um comprovante de residência que conste o CEP da cidade. A nova carteira de trabalho permite a inserção opcional de dados do título de eleitor e da Carteira Nacional de Habilitação.

Em Volta Redonda, o Ministério do Trabalho e Emprego funciona na Avenida Lucas Evangelista de Oliveira Franco, nº 63, bairro Jardim Paraíba. Já o SINE Volta Redonda funciona a Rua Edson Passos, nº 93, bairro Aterrado. Em Cruzeiro (SP), a sede do Ministério do Trabalho e Emprego funciona na Rua Independência, nº 49, bairro Vila Paulista. E o SINE Cruzeiro funciona na Rua Major Novaes, nº 533, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas.

"

Comentários