12 agosto, 2014
Comentários

18:55 - Barra Mansa sedia treinamento de defesas civis municipais

"

Representantes de 20 municípios participam de capacitação sobre plano de contingência

 

O Parque Municipal de Saudade, em Barra Mansa, foi palco nesta terça-feira, dia 12, de um treinamento da secretaria estadual de Defesa Civil. O objetivo foi capacitar os membros das defesas civis de 20 municípios das regiões Sul Fluminense e Costa Verde para elaborarem seus planos de contingência, visando a gestão do risco de ameaças. Ministrada pelo diretor da Escola Estadual de Defesa Civil, tenente coronel Paulo Renato Vaz, a capacitação usou como base o mapa de ameaças naturais do estado do Rio de Janeiro. O documento – lançado no último dia 29 de julho – aponta as cinco principais ameaças de cada cidade.

""Nossa proposta é que os 92 municípios do estado do Rio tenham um plano de contingência específico para cada uma das cinco principais ameaças que colocam em risco a população"", explicou o tenente coronel, destacando a importância do documento. ""O plano de contingência é a principal ferramenta para gestão do risco de ameaça. Por meio dele, são conhecidos os perigos e planejadas ações de prevenção e redução de impacto"", disse.

O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Natanael Geremias, participou da capacitação. Ele garantiu que até o próximo mês de outubro, os planos de contingência do município já estarão finalizados. ""Estamos atualizando os documentos de acordo com as novas diretrizes da secretaria estadual de Defesa Civil"", informou Natanael. De acordo com ele, as cinco principais ameaças naturais de Barra Mansa são: deslizamentos, inundações, enxurradas, vendaval e granizo. ""Além de apontar as vulnerabilidades, os planos propõe ações preventivas contra essas ameaças, envolvendo todas as secretarias municipais"", explicou.

"

Comentários