02 julho, 2014
Comentários

19:09 - FBG coloca mais 510 no mercado de trabalho com os cursos gratuitos profissionalizantes

"

Nesta quinta-feira (dia 3), centenas de jovens estarão recebendo os diplomas pela participação em cursos profissionalizantes, que abrem excelentes oportunidades para a entrada no mercado ou no trabalho como empreendedor individual. A formatura dos 510 alunos será a partir das 9h, na Quadra Poliesportiva Professor Jayme de Souza Martins, da Fundação Beatriz Gama (FBG), no bairro Retiro.  O prefeito Antonio Francisco Neto, o presidente da FBG, Vitor Hugo Gonçalves, diretores e secretários municipais participam da solenidade.

Os 16 cursos foram ministrados na sede da FBG, e outros cinco cursos foram realizados nos polos externos assistidos pelo programa FBG na Comunidade, nos bairros de Caeiras, Ponte Alta, Água Limpa, Verde Vale, Santa Cruz I e II, Padre Josimo, Volta Grande, Nova Primavera. Cerca de 22 instrutores trabalharam na formação que atendeu jovens de 10 anos (curso de Mangá), até maiores de 40 anos de idade que estão recomeçando um caminho profissional alternativo. Os cursos oferecidos são de padeiro e confeiteiro, manicure, artesanato, mecânica de autos, maquiagem e depilação, estética corporal, silkscreen, megahair, cabeleireiro, promoção de eventos, informática básica, mangá, sonorização, corte e costura, bordado em chinelo e inclusão digital.

A construção do futuro – Em 2013, a Fundação formou 1.137 pessoas – em julho e dezembro. A coordenadora da Divisão Profissionalizante da FBG, Vera Lúcia da Silva Casali, afirmou que muitos profissionais que estão concluindo os cursos já estão no mercado, desenvolvendo o que aprenderam. “Nós fizemos um levantamento dessa qualificação e constatamos que mais de 15% das pessoas capacitadas já estão no mercado de trabalho – antes mesmo de se formar”, analisou.

Segundo Vera Lúcia, os cursos profissionalizantes da FBG atraem desde moradores dos bairros periféricos até os centrais, graças à credibilidade, ao material disponibilizado, e à qualidade dos instrutores. “A procura tem crescido muito graças a essas vantagens e aos esforços da atual gestão da FBG, que busca o que é de melhor para essa capacitação profissional. O material é muito bom, assim como são os instrutores”, afirmou a coordenadora.

As inscrições para novos alunos - de 10 anos a 40 anos - estarão abertas a partir do dia 9 de julho, na Divisão Profissionalizante da instituição. Os interessados devem comparecer com comprovante de residência e documento pessoal. Um ônibus é disponibilizado pela direção da entidade durante os cursos, saindo de frente da Prefeitura (Praça Sávio Gama) diariamente às 7h30 e 13h15. A FBG oferece ainda lanche aos participantes. A instituição está com um quadro atual de 22 instrutores para os 16 cursos na sede e outros 5 cursos nos polos externos com o projeto FBG na Comunidade. Durante a solenidade de entrega dos certificados, parte do trabalho produzido é exibido ao público e autoridades presente.

"

Comentários