15 fevereiro, 2012
Comentários

19:40 - Centro de Piraí terá calçada padronizada

"

Além de embelezar, facilitará a locomoção de deficientes

O centro de Piraí está ganhando uma obra de infraestrutura urbana que representa mais do que simples embelezamento da cidade. A nova calçada que começou a ser implantada, toda padronizada com desenhos que lembram um peixe (marca do município), leva em consideração um aspecto totalmente novo e que representa mais uma etapa da política de acessibilidade adotada pela Prefeitura: o novo piso permite locomoção mais confortável e segura tanto para cadeirantes como pessoas com deficiência visual e idosos.
A obra de revitalização urbana das calçadas vai beneficiar inicialmente as Ruas Barão do Piraí e Comendador Sá, desde as proximidades da Rodoviária Thereza Bastos Muller até a cabeceira da ponte que leva ao Hospital Flávio Leal, num total de cerca de 800 metros. Além da calçada, de piso de concreto de alta resistência, serão construídas rampas de acesso nos cruzamentos (becos) e ligando os dois lados da rua..
“Nosso objetivo com essa obra foi além do simples embelezamento, de melhorar a aparência  do centro da cidade, tendo em vista que havia um piso diferente à frente de cada imóvel. Agora, será todo uniforme. Claro que a padronização da calçada de todo o centro vai dar um novo aspecto à cidade, mas fizemos questão de levar em consideração, sobretudo, a melhoria da mobilidade para as pessoas com deficiência, que agora poderão se locomover com mais comodidade e segurança”, destaca o Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca).
Além das rampas nos cruzamentos e ligando os dois lados da rua, o piso da nova calçada é tátil, possibilitando que as pessoas com deficiência visual percebam a proximidade de qualquer mudança em seu trajeto ou obstáculo, conforme informação da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano.
“Nas proximidades dos cruzamentos, o piso terá relevo diferente, indicando ao deficiente visual a existência de obstáculo”, acrescenta  o engenheiro Frank Farias, responsável pela obra, que deverá estar concluída até junho e custará R$ 571 mil, de recursos próprios da Prefeitura.

Preocupação importante
Washington Luiz Silva, morador do bairro Sarole que está com freqüência no centro da cidade, elogiou a preocupação da Prefeitura com as condições de acessibilidade para as pessoas com mais dificuldade de locomoção. Com deficiência parcial de visão, ele considera a obra muito importante:
“É uma atitude elogiável, que mostra a preocupação das autoridades com as condições de locomoção das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, como cadeirantes e até mesmo os idosos. É uma obra muito importante”, afirmou Washington, que aproveita para pedir atenção também para alguns obstáculos que são colocados sobre as calçadas, como jardineiras. “Quando há jardineiras próximas a postes, o cadeirante tem dificuldade de ser locomover. Embora sejam bonitas, as jardineiras acabam criando um  problema de acessibilidade”, explica Washington.
O novo calçamento das Ruas Barão do Piraí e Comendador Sá faz parte do projeto de revitalização e padronização de calçadas, iniciado pela sede do município, com a construção de calçada em todo o bairro Casa Amarela, entre a ponte do corta-rio, nas proximidades do acesso ao Parque Mata do Amador, até a Vila das Palmeiras, compreendendo cerca de 1,5 quilômetro. Recentemente, a Prefeitura iniciou a continuação da calçada, que vai ligar os bairros Vila das Palmeiras e Ponte das Laranjeiras, com cerca de mais 1,7 quilômetro. Com isso, será possível ao morador de Ponte das Laranjeiras vir a pé até o centro da cidade, percorrendo cerca de 3,5 quilômetros de calçadas. Facilitará também o acesso a pé ao Centro de Eventos da Vila das Palmeiras, conhecido como Tutucão, que será inaugurado no mês de março.

"

Comentários