18 agosto, 2014
Comentários

19:40 - Crianças começam a ser vacinadas contra hepatite A em Barra Mansa

"

Vacina foi incluída no calendário oficial para crianças de um a dois anos de idade

 

A imunização de crianças entre 12 e 23 meses contra o vírus da hepatite A começou nesta segunda-feira, dia 18, em Barra Mansa. A vacina foi incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da secretaria municipal de Saúde é imunizar, neste primeiro momento, cerca de duas mil crianças.

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. ""O vírus é de fácil disseminação e o objetivo da vacinação é a redução da doença quando as crianças forem adultas"", explicou Marlene Fialho, coordenadora de imunização da secretaria municipal de Saúde.

Levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde mostram que, pelo menos, 90% das pessoas acima de 20 anos de idade já tiveram o contato com o vírus. ""Todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes"", informou Marlene, ressaltando: “A doença acontece mais frequentemente em locais de extrema pobreza, onde o saneamento básico é deficiente ou inexistente"".

Todas as unidades de saúde do município estão aptas para aplicar a vacina nas crianças. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. É necessário levar o cartão de vacinação.

Sintomas - Nas crianças, a hepatite A pode não manifestar sintomas. Em uma minoria de casos, há febre, dores musculares, vômito, náuseas, cansaço e mal-estar – sinais semelhantes aos de uma virose. Como elas constituem o grupo com maior incidência da doença, é importante que todas as crianças estejam protegidas. Para evitar a enfermidade, é importante lavar sempre as mãos, inclusive dos bebês, e higienizar os alimentos.

"

Comentários