23 janeiro, 2015
Comentários

19:59 - Prefeitura de Barra Mansa faz mutirão de limpeza depois de chuva forte

"

A prefeitura de Barra Mansa organizou na manhã desta sexta-feira, dia 23, um mutirão de limpeza e saúde para solucionar os problemas causados pela forte chuva que atingiu a cidade na noite de quinta-feira, dia 22. Desde às 22h de quinta-feira, a secretaria municipal de Ordem Pública, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, reuniu os membros do Gabinete de Gerenciamento de Crise, no gabinete do prefeito, no Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral).

“Dividimos o trabalho em três frentes: eu fiquei reunido com os gestores no gabinete do prefeito, outra equipe estava nas ruas e havia um agente de monitoramento em nossa base, no Parque da Cidade”, explicou Carlos Natanael Geremias, coordenador da Defesa Civil. Ainda durante a reunião à noite, os impactos iniciais foram calculados e traçadas estratégias para que logo cedo, na sexta-feira, as equipes da prefeitura pudessem atuar junto às comunidades atingidas. A Defesa Civil enviou equipes aos bairros mais atingidos, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social, para verificar a demanda das famílias. De acordo com Natanael, nenhum morador ficou desalojado. No total, a Defesa Civil recebeu 20 ligações durante a noite.

Os principais pontos atingidos pela chuva foram os bairros Boa Sorte, São Luiz e Nova Esperança, da bacia do Rio Barra Mansa, que transbordou em alguns pontos. A região do Centro e Ano Bom também sofreu os impactos da forte chuva. De acordo com a Defesa Civil, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) enviou alerta de pancadas de chuva de moderada a forte no final do dia, com expectativa de 25 milímetros. No entanto, segundo medição feita na estação pluviométrica do Parque Cidade, choveu 76 milímetros em cerca de 50 minutos. Segundo a Defesa Civil, esse foi o maior registro de chuva nos últimos dois anos. “Em fevereiro de 2013 choveu 61 mm em 24 horas”, informou o coordenador.

O mutirão de limpeza contou com equipes do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos). Seis caminhões-pipa, retroescavadeiras, caminhões basculantes e dezenas de homens foram disponibilizados para a limpeza das ruas. O trabalho deve continuar até domingo, dia 25. “Também estamos limpando bueiros com o caminhão serve-jet que suga a sujeira”, explicou Giovani Moreira, diretor executivo da Susesp. Segundo ele, em dezembro foi feita a limpeza completa dos bueiros da região Central e do Ano Bom. “O volume de chuva foi muito alto e acima do normal, por isso a água não teve vasão durante a chuva em alguns pontos. No entanto, assim que a chuva passou, a rede pluvial conseguiu absorver a água”, relatou Giovani.


O diretor executivo do Saae BM, Horácio Delgado, acrescentou que a chuva atingiu no município no horário de recolhimento de lixo no Centro e Ano Bom, o que colaborou para o impedimento da vasão de água. “Muitos sacos de lixo foram carregados pela enxurrada e tamparam bueiros e bocas de lobo. Mas assim que a chuva passou os caminhões já estavam nas ruas recolhendo os sacos”, informou. Segundo ele, as galerias de águas pluviais do município são antigas e não estão dimensionadas para um volume de chuva tão grande em tão pouco tempo. “Com certeza esse é o principal motivo da inundação”, acredita.


A secretaria municipal de Saúde montou um posto base de vacinação antitetânica no Hospital da Mulher, que vai funcionar nesta sexta-feira até às 16h30. Além disso, agentes da Vigilância em Saúde Ambiental estão nas ruas para fornecer apoio e informação à população sobre os riscos de contato com água contaminada.

O atendimento no Hospital da Mulher não foi prejudicado pelo alagamento do térreo. “Os pacientes que estavam na sala de repouso e na enfermaria 08 foram transferidos para o andar superior durante a noite. A equipe de funcionários já fez a limpeza e a higienização do local e o atendimento está normal”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, Jonathan Aguiar.

"

Comentários