21 janeiro, 2014
Comentários

21:07 - Mais três cidades do Sul Fluminense ganharão Centros Vocacionais Tecnológicos

"

Anuncio feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Gsutavo Tutuca, beneficiará as cidade de Piraí, Rio Claro e Pinheiral. A meta será a implantação de 50 unidades em 2014

O secretário de Ciência de Tecnologia, Gustavo Tutuca, percorreu as cidades Piraí, Rio Claro e Pinheiral, no Médio Paraíba, ontem (21/01), juntamente com presidente da Fundação de Apoio as Escolas Técnicas, Celso Pansera, para reconhecimento de terrenos que serão implantadas unidades da (Faetec) na região. Nessas novas unidades, destaque para a cidade de Piraí que receberá o primeiro CVT voltado para o setor Gastronômico e junto dele o novo polo Cederj. A previsão de início das obras será em março.

A iniciativa visa agilizar a implantação das unidades no Estado do Rio, e chegar assim, a meta de 50 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) até final de 2014:

- Cada pai, cada mãe, do nosso Estado precisa que os seus filhos tenham maior escolaridade, que tenham uma profissão e se afastem dos crimes e das drogas, aumentando, dessa forma, sua autoestima e contribuindo para um desenvolvimento social deste jovem. Sem dúvida alguma, o ensino técnico é uma forma de fazer com que alcancemos esse objetivo – enfatiza Tutuca.

Em Piraí será no implantado no Centro, anexo a Colégio Estadual Affonsina Mazzillo (Ceamtec). Em Rio Claro, a construção da unidade CVT será ao lado da rodoviária, na entrada da cidade. Já em Pinheiral, será anexo ao Ciep 291 Dom Martinho Schlude, no Centro.

- O ensino técnico precisa existir e com qualidade, porque necessitamos de técnicos de nível médio, técnicos com alto padrão de excelência, em todas as esferas de nossa sociedade – reflete Gustavo Tutuca.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) são unidades que se constitui em um centro de excelência, voltado para a capacitação tecnológica da população observando a vocação produtiva da região. Sua estrutura de ensino, com base em laboratórios, salas de inclusão digital, de videoconferência e de incubadoras de empresa, está orientada para capacitar as pessoas para o mercado de trabalho.

Em Barra do Piraí será implantado as unidades Faeterj e PED

Em visita à cidade de Barra do Piraí na tarde de ontem (21/01), o Secretário anuncia também que será implantado duas novas unidades que promovem o ensino e qualificação: Faeterjs e PED.

Faeterj são Faculdades Tecnológicas, unidades que vem promovem o ensino, pesquisa e extensão, e está presente nos municípios do Estado do Rio, como: Bom Jesus do Itabapoana, Duque de Caxias, Itaperuna, Paracambi, Petrópolis, Rio, Santo Antônio de Pádua e Três Rios.

Para o secretário, Gustavo Tutuca, no PED o aluno terá a oportunidades de estudar desde o ensino fundamental  até a pós-graduação:

- PED será algo inédito no Sul Fluminense. Uma ideia inovadora do Governo do Estado que irá fazer a diferença na vida educacional de muitas pessoas. São polos de Educação a Distancia, que abrigará cursos de graduação, Ensino Fundamental II e Médio da Rede CEJA (Centro de Estudos de Jovens e Adultos), cursos de especialização das universidades e cursos de formação profissional, todos na modalidade a distancia (semipresencial); além do Pré-vestibular Social – define Tutuca.

"

Comentários