26 junho, 2013
Comentários

21:59 - Quatis realiza Conferências da Cultura e do Turismo

"

O encontro termina nesta terça, dia 25, com a votação das propostas dos grupos de debate

O sociólogo Júlio Vidal participou da abertura das Conferências Municipais de Cultura e de Turismo de Quatis com a palestra “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, tema da Conferência de Cultura. O prefeito Bruno de Souza (PR) e o vice-prefeito Ralfen Teixeira (PR) e o presidente da Câmara, vereador Celso Pineschi de Sá (PSDB),  também participaram do primeiro dia do evento que encerra nesta terça, dia 25, com a votação das propostas que serão apresentadas nas Conferências Estaduais.

A palestra de hoje será proferida pela presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo e Secretária Municipal de Turismo de Itatiaia, Roberta Dias de Oliveira. Ela abordará o tema da Conferência de Turismo, “Aprimoramento do Modelo de gestão descentralizada, compartilhada e participativa do turismo no Brasil”.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura, de Turismo e de Preservação Histórico e Ambiental de Quatis (CULTUPPHAQ), Helena Fabiano Teixeira Leite, explicou que uma das razões das conferências estarem sendo realizadas conjuntamente é a econômica: “Mas também existe o fato da cultura e do turismo estar juntos no mesmo conselho e secretaria. As propostas serão discutidas separadamente, mas depois serão apresentadas em conjunto na plenária para votação”,  justificou a presidente do conselho.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Rosina Maria Franco Porto Motinha  fez um balanço das principais ações da secretaria, nos seis primeiros meses de governo: “O maior destaque é o empenho de colocar a cultura e o turismo de Quatis em foco. Estamos em contado constante com o Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur) que vai disponibilizar verbas para projetos voltados para a Copa do Mundo. Com relação a cultura, temos participado de alguns fóruns importantes e estamos nos preparando para realizar o próximo encontro em nosso município. Como os recursos próprios são pequenos temos que buscar parcerias estadual e federal”, informou a secretária.

O prefeito Bruno também acredita na vocação do município: “O povo de Quatis é o nosso maior patrimônio. O turismo e a cultura melhoram a arrecadação da nossa cidade, mas não podemos perder o foco do desenvolvimento sustentável. Esse encontro é muito importante para discutir e aprovar as melhores propostas para a cidade”, acrescentou o prefeito.

As conferências acontecem, às 18h30, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo,  que fica na rua Faustino Pinheiro, nº20, Centro.

"

Comentários