06 março, 2012
Comentários

7:11 - Ministério da Saúde atesta: SUS de Piraí está entre os melhores

Novo levantamento confirma saúde de Piraí como nº 1 do Estado e uma das melhores do país

Um dia depois de comemorar o fato de ter sido citado pela Presidente Dilma Rousseff como exemplo de inclusão digital para o país, a população de Piraí tem mais um motivo para festejar: a saúde do município, que já é a melhor do Estado do Rio, foi avaliada, pelo Governo Federal, como uma das que possuem melhores indicadores de qualidade de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Piraí obteve a nota 7.3, a melhor entre os 92 municípios fluminenses e bem acima da média nacional, que ficou em 5.4.
De acordo com o Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSUS), levantamento novo e divulgado na quarta-feira pelo Ministério da Saúde, apenas 6,42% dos municípios brasileiros conseguiram atingir a nota 7, avaliada pelo Ministério da Saúde como indicador de serviço de boa qualidade. A avaliação de Piraí, que confirma o ranking da FIRJAN, que a aponta como melhor do Estado do Rio, tem explicação simples, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha:
“O sucesso da nossa política de saúde é devido, principalmente, ao entendimento, por parte do Prefeito, de que saúde é um direito da população e que o poder público tem de oferecer serviços de qualidade e em quantidade que facilite o acesso da população. Quando se tem este entendimento, fica mais fácil, pois sem decisão política nada se faz. O  Governo, em Piraí, prioriza a saúde e a educação e está aí o resultado”, explica a Maria da Conceição Rocha, que salienta também o trabalho de sua equipe, sempre visando ao que é melhor para a população.
A Secretária destaca também o fato de a política de saúde do município ser voltada, prioritariamente, para a atenção básica, que ela chama de “porta de entrada” do sistema.
“Nossa política de saúde optou por priorizar a atenção básica, à qual é destinada a maior parte do orçamento municipal. E em função disso organizamos o sistema saúde do município. Seguimos o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Damos toda atenção à prevenção e estamos conseguindo êxito com essa política”.
O Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) comemorou mais esse sucesso obtido pelo município, o que, em sua opinião, comprova o acerto da a dministração e, sobretudo, das políticas adotadas para saúde e educação, áreas consideradas prioridade absoluta.
“O Ministério da Saúde confirma o que a FIRJAN já havia atestado: Piraí tem a melhor saúde do Estado e uma das melhores do país. Faço questão de tornar público meu agradecimento aos servidores da Secretaria de Saúde, que são os grandes responsáveis por mais essa conquista, e também à população do município, que colabora para que a administração dê certo. Volto a dizer que uma das vantagens de ser prefeito de Piraí é que aqui a população torce para que as coisas dêem certo”, afirmou Tutuc.

100% de oferta do serviço
Falar da saúde de Piraí é do que mais gosta de fazer a Secretária Maria da Conceição, que está no cargo há 12 anos. Durante esse tempo, o município conseguiu o que poucos no país têm: 100% do seu território coberto pelo serviço de atenção básica. São 13 unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (antigo Programa de Saúde da Família – PSF) espalhadas por todo o município, cada uma com  equipe completa, formada por médico, dentista, enfermeiro e agente comunitários de saúde.
Para chegar a essa qualidade que agora é destaque até no país, Piraí investe em saúde 29,8% do orçamento municipal, praticamente o dobro do exigido pela Constituição Federal, que é 15%. A população do município é de 26.300 e o investimento per capita em saúde é de R$ 1.117,89 também está muito acima da média, seja nacional, estadual ou municipal. No orçamento da saúde de Piraí, 76% provêm dos cofres da Prefeitura e 24% de transferências da União e do Estado.
O Ministério da Saúde levou em consideração 24 itens para avaliação do atendimento por parte do SUS nos cerca de 5.560 municípios brasileiros. Piraí obteve nota 10 em 9 desses critérios. Nos demais, mesmo com notas abaixo da máxima, o município também é muito avaliado, segundo informa a Secretária Maria da Conceição. No Estado do Rio, além de Piraí, só Rio das Flores, com 7.1, conseguiu atingir o índice que o Ministério da Saúde atesta como serviço de qualidade.

Comentários