22 abril, 2014
Comentários

7:43 - Vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira, dia 24, em Barra Mansa

"

Secretaria de Saúde de Barra Mansa espera vacinar 28,9 mil pessoas

Começa na tarde da próxima quinta-feira, dia 24, em Barra Mansa, a vacinação contra a gripe. Todos os postos e unidades de saúde do município estarão preparados para vacinar a população alvo da campanha. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 28,9 mil pessoas na cidade até o dia 09 de maio, data de encerramento da ação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). Devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos; grávidas em qualquer período gestacional; trabalhadores da área de saúde; mulheres com até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas de cinco a 59 anos de idade.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Até o ano passado, eram vacinadas somente crianças de até dois anos. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos”, ressaltou Marlene Fialho, coordenadora do setor de imunização da secretaria municipal de Saúde. Segundo ela, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela. “Assim, são imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade; idosos e pessoas com doenças crônicas”, argumentou.

A coordenadora esclareceu que os pacientes que apresentam doenças crônicas precisam ter em mãos a prescrição médica. “Os portadores de problemas crônicos, como doenças renais, hepáticas e respiratórias, devem levar uma indicação médica ao posto de saúde para receber a vacina"", disse Marlene, lembrando que os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

O secretário municipal de Saúde, Jonathan Aguiar, lembrou que a vacina é segura e é a melhor arma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por influenza. “É mito aquela história de que a vacina pode causar gripe. O vírus usado é inativado, portanto não há transmissão da gripe pela vacina”, pontuou o secretário, ressaltando que é muito importante que as pessoas procurem os postos de saúde munidos de documento de identidade com foto e do cartão de vacinação.

Contraindicação – A coordenadora de imunização explicou que a vacina da gripe não é indicada para pessoas que  apresentaram reações graves a doses anteriores ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. “Somente nesses casos a vacinação é contraindicada. Por isso, fazemos um apelo à população para que procure o posto de saúde mais próximo de casa e tome a vacine”, afirmou Marlene.

Dia D – No dia 26 de abril, sábado, acontecerá o dia de mobilização nacional da campanha. Todos os postos de saúde de Barra Mansa vão estar abertos das 08h às 17h para imunizar o público alvo.

"

Comentários