07 março, 2012
Comentários

7:51 - Rede Amamenta Brasil certifica todos os PSFs de Piraí

Na solenidade desta 4ª-feira, Flávio Leal renova título de Hospital Amigo da Criança

O dia de hoje, 7 de março de 2012, passa a ser mais um marco na história da saúde de Piraí, a melhor do Estado, segundo levantamento nacional da FIRJAN, e a nº 1 também em serviços prestados pelo SUS, em levantamento do Ministério da Saúde. A partir de hoje, todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (antigos PSFs) do município passam a integrar a Rede Amamenta Brasil, o que representa um certificado de que contribuem para a promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica.
Outro acontecimento que estará sendo comemorado nesta quarta-feira será a renovação da título de Hospital Amigo da Família ao Hospital Flávio Leal, o que confirma a qualidade o trabalho da instituição em prol da saúde das crianças. Os dois eventos serão comemorados durante a solenidade que será realizada a partir das 9h30 desta quarta-feira, 7 de março, no Salão Oásis, com a presença do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) e representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.


O evento ocorre num momento importante e de festa para a saúde do município, que desde a semana passada esteve no noticiário em função da publicação de levantamento do Ministério da Saúde, que classifica a saúde de Piraí como a de melhor do Estado do Rio e uma das melhores do país em prestação de serviços do SUS. A Secretária Municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, há 12 anos no cargo, destaca a importância dos dois eventos:
“Para todos nós da Secretaria, o que vem acontecendo é, com a certeza, a comprovação da qualidade do que se faz na saúde em Piraí,. É resultado de uma decisão política do Prefeito Tutuca, que tem a saúde como prioridade em sua gestão, e do trabalho dos nossos servidores.  Isso só nos motiva a buscar, cada vez mais, melhorar o atendimento e a cumprir nosso papel que é oferecer sempre o melhor possível à população, pois entendemos que saúde é um direito do cidadão”, afirma a Conceição Rocha.
A Secretária informa ainda que dados da pesquisa de práticas alimentares no 1º ano de vida, referentes a 2011, mostram que em Piraí 60% das crianças até 6 meses de idade são alimentadas exclusivamente de leite materno, graças ao trabalho desenvolvido junto às gestantes e nutrizes. A mesma pesquisa mostra que 72% das crianças continuam o aleitamento materno exclusivo entre os 6 meses e 1 ano de idade.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que 80% das crianças até 6 meses sejam alimentadas exclusivamente com leite materno. No entanto, pesquisa realizada em todo o Brasil mostra que o índice nas capitais brasileiras é de apenas 41% e a média no Estado do Rio é de 44%.

Comentários