25 junho, 2013
Comentários

8:28 - Rotary é o próximo palco da Banda Sinfônica de Barra Mansa

"

Apresentação terá no trompete solista Gabriel Dias, formado em Nova Iorque

A Banda Sinfônica de Barra Mansa, conjunto que faz parte do Projeto Música nas Escolas e conta com cerca de 80 componentes, entre professores, monitores e alunos, se apresenta na próxima quinta-feira, dia 27, no Rotary Club do município. A Banda Sinfônica é uma das formações do projeto barra-mansense, na qual predominam instrumentos de sopro e percussão, com piano e contrabaixos.

Entre as obras que constam do programa desta apresentação estão Overture to ""Candide"", de Leonard Bernstein; Blue Shades, de Frank Tichelt e; Trumpet Concerto, de Johann Nepomuk Hummel, na primeira parte.

Na etapa seguinte, o programa prevê a ministração das danças brasileiras de As Quatro Estações de Hermeto, com Maxixe para o outono, Valsa para o inverno, Baião para a primavera e Frevo para o verão.

No Rotary, a Banda será regida pelo Maestro Nilton Soares, graduado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursa Mestrado, com ênfase em pesquisa de temas relacionados à Educação Musical. Atualmente, o maestro é regente da Orquestra Sinfônica Juvenil de Barra Mansa, ligada ao Projeto Música nas Escolas, e coordena o projeto de música Piraí Musical, no município de Piraí.

No trompete, a apresentação da Banda contará com o Solista Gabriel Dias, Bacharel e Mestre em Música por duas instituições de Nova Iorque, a Manhattan School Of Music e The Juilliard School, respectivamente. No Brasil, ele foi membro da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Hoje, Gabriel Dias atua como primeiro trompete assistente na Orquestra Sinfônica Brasileira.

A apresentação da Banda Sinfônica acontece no Rotary Club de Barra Mansa, à Rua Rotary Club, n° 54, bairro Ano Bom, a partir das 20 horas, com entrada franca.

Projeto Música nas Escolas

O Projeto Música nas Escolas é uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa e conta com o patrocínio de empresas privadas – Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra – por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura. Com o objetivo de promover desenvolvimento musical dos alunos da rede municipal de ensino, o projeto atende todas as escolas da rede, que possui mais de 22 mil crianças e adolescentes.

"

Comentários