18 novembro, 2011
Comentários

8:43 - Ministério das Comunicações veio ver de perto o Projeto Piraí Digital

"

Com o objetivo de conhecer de perto a experiência do projeto digital do município, considerado referência, inclusive no exterior, delegação do Ministério das Comunicações esteve em Piraí, visitando instalações e conversando com responsáveis pelo Projeto Piraí Digital, que recebeu vários prêmios internacionais e tem servido de modelo para muitas  cidades.

A delegação do Ministério era encabeçada pela Secretária de Inclusão Digital, Lygia Puppato, para quem a visita a Piraí foi de grande importância, tendo em vista a experiência do município, obtida em mais de 10 anos de implementação de um projeto de inclusão digital que deu certo.

“Nós temos visto, inúmeros projetos que acabam com o passar do tempo não conseguem se manter, seja por mudanças administrativas ou por motivos financeiros. O que buscamos em Piraí foi ver como podemos criar um modelo autossustentável, que possa durar e garantir às pessoas o acesso à informação”, explicou Lygia Puppato.

A visita ocorreu no dia 9 de novembro e a Secretária de Inclusão Digital estava acompanhado pelo Secretário Especial de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro, professor Franklin Coelho, ex-coordenador técnico do Projeto Piraí Digital; o coordenador-geral do Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério, José Tarcisio Pires Trindade; o Chefe do Centro de Capacitação do Inmetro, Américo Tristão Bernardes, e o professor Marcos Sfair Sunye, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná. A delegação foi recebida pela coordenadora educacional do Projeto Piraí Digital, professora Maria Helena Cautiero Horta.

 

Acesso à informação

O Projeto Piraí Digital foi idealizado no final dos anos 1990, com o objetivo de capacitar o município a receber novas indústrias, para compensar a crise decorrente da privatização da Light, que ocasionou desemprego para mais de 1.200 pessoas. O projeto se propôs a criar infraestrutura de comunicações para as empresas que viessem a se instalar.

Implantado efetivamente a partir de 2004, o Projeto Piraí Digital foi motivo de reportagens em revistas internacionais, entre elas a Newsweek, recebeu chancela da Unesco por promover a democratização do acesso à informação e vários prêmios internacionais, entre eles o Top Seven Intelligent Commmunities (As 7 cidades mais inteligentes do mundo), obtido em 2005. Piraí é a única cidade da América do Sul com esse título. Foi incluída, também, em levantamento da revista Veja, entre as 40 cidades brasileiras com indicadores de país desenvolvido e modelo a ser seguido.

         Em razão do sucesso de seu projeto digital, Piraí foi uma das cinco cidades do Brasil escolhidas pelo Governo Federal, em 2007, para implantar o piloto do Projeto UCA – Um Computador por Aluno e foi o primeiro município, no mundo, a expandir o projeto a toda rede, distribuindo notebook a todos os alunos e professores das escolas municipais.

 

"

Comentários