9:00 - Obra da primeira faculdade pública de Barra Mansa é iniciada
"Faetec pretende abrir vestibular para o segundo semestre deste ano
Até o meio do ano Barra Mansa terá uma faculdade gratuita, a Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro). O lançamento da obra foi feito na tarde desta sexta-feira, dia 28, pelo prefeito Jonas Marins e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca. A faculdade vai funcionar ao lado do CVT (Centro Vocacional Tecnológico), na Barbará. De acordo com o presidente da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), responsável pela unidade de ensino, Celso Pansera, o curso oferecido será tecnólogo e terá duração de 2 mil horas, divididas em três anos.
O investimento do governo do Estado é de R$ 5,5 milhões. O espaço terá oito salas de aula e dois laboratórios, sendo um de Informática e outro de Arquitetura e Rede, com simulação de sistemas de produção com softwares específicos. O terreno, doado pela Saint Gobain, tem 1.105 m². Segundo Pansera, a unidade fica pronta em 90 dias e no meio do ano haverá vestibular. As aulas do curso superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet estão previstas para começar em Agosto. “São 76 vagas, dividas entre os alunos que fizeram o último Enem e os que vão prestar vestibular. O grande diferencial desse curso é que oferecemos uma visão de empreendedorismo digital com foco na produção de novos negócios digitais”, explicou o presidente da Faetec.
Tutuca afirmou que Barra Mansa acaba de conquistar mais um grande local para a qualificação de mão de obra. “Ainda bem que temos pessoas comprometidas no governo municipal. Temos projetos parados em outras cidades do estado do Rio por falta de atenção das prefeituras. Em Barra Mansa não acontece isso. No fim do ano, quando viemos inaugurar o CVT anunciamos a construção da Faeterj e, imediatamente, o prefeito e sua equipe entraram em contato para conseguir o local, também providenciaram a terraplanagem e, por isso, a obra vai poder ser rápida e ainda, este ano, o curso poderá ser iniciado”, informou.
Jonas disse que a faculdade gratuita é um marco para Barra Mansa. “Era uma promessa de campanha que começa a ser concretizada. Foi uma luta para fazer a obra do CVT e lutamos muito também para trazer a primeira faculdade gratuita para Barra Mansa. Estamos pensando no futuro da nossa cidade, montando um polo industrial e agora precisamos de mão de obra qualificada para que as empresas possam contratar gente daqui e não de cidades vizinhas. Por isso, a importância de cursos profissionalizantes e de qualidade superior”, comentou o prefeito.
O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Chris Vieira, aproveitou a ocasião para adiantar o anúncio da vinda da Faetec Digital. “O CVT e a Faeterj, que em breve estaremos aqui inaugurando, são o começo de uma nova era para os jovens de Barra Mansa. Agradeço ao secretário que sempre foi tão atencioso e à presidência da Faetec, pois conseguimos trazer para o benefício da nossa cidade, tudo o que a fundação pode oferecer, inclusive a Faetec Digital, que em breve vamos anunciar também, falta apenas alguns detalhes para fecharmos a parceria”, garantiu.
Entrega vale transporte – Durante o evento, 1188 alunos do CVT foram beneficiados com cartões do Sindpass, por meio do programa Frequencia Integral da Faetec. O benefício é concedido aos estudantes de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de Ensino Técnico Subsequente, que não são atingidos pela lei 4510/2005, que visa o passe escolar gratuito.
"
Comentários