29 janeiro, 2015
Comentários

9:54 - Saae BM disponibiliza ponto de coleta seletiva no comércio

"

Caminhão fica estacionado de segunda a sábado, na Rua Rio Branco, no Centro

O Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), por meio da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, está disponibilizando um ponto de coleta seletiva para atender o comércio. Ele funciona num caminhão que fica estacionado de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, e aos sábados, das 12h às 14h, na Rua Rio Branco, no Centro. “Nosso objetivo é diminuir a quantidade de lixo na região central e, por isso, estamos disponibilizando o veículo no horário que o comércio fecha”, informou o coordenador de Resíduos Sólidos, José Ribamar Leal.

Ribamar explicou que, além do motorista, o Saae BM está disponibilizando dois funcionários para ajudar no trabalho. “Caso o lojista não tenha quem levar o material até o caminhão, é só solicitar que nossos ajudantes vão recolher o produto na porta da loja”, informou, acrescentando que estão sendo recolhidos no ponto de coleta papel, papelão, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado.

A ação conta com o apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa, que estão ajudando na divulgação. “Essa iniciativa é de suma importância porque atinge a todos. Tanto os lojistas, que agora têm um espaço correto para a destinação do lixo que produzem, como a população e consumidores que transitam pelo Centro”, frisou o presidente da CDL, Alício Camargo.

O presidente do Sicomércio, Alberto dos Santos Pinto, elogiou a iniciativa do poder público e informou que a coleta seletiva no comércio era uma reivindicação antiga das entidades. “Além de melhorar o visual do Centro, essa ação contribui para a preservação do meio ambiente, tendo em vista que esse material deixa de ir para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) junto com o lixo orgânico e é reciclado na Coopcat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa) Sem contar que ainda gera emprego e renda para quem trabalha na cooperativa, o que é muito importante”, ressaltou Alberto.

A Coopcat, que funciona na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom, conta hoje com 80 catadores que separam o material coletado em 30 bairros do município. “Hoje temos três caminhões: um fazendo a coleta nesses bairros, um nos grandes geradores (empresas e indústrias) e outro no Centro, onde foi implantado o projeto piloto. Nossa intenção é atender mais bairros e ampliar esse projeto para todo comércio. Para isso, a ideia é criar rotas alternativas, nos horários de menor fluxo de veículos, para fazer a coleta do material”, explicou o coordenador de Resíduos Sólidos.

Mais informações sobre a iniciativa e também sobre a coleta seletiva no município podem ser obtidas através do telefone (24) 3322-6195.

"

Comentários