Image
25 abril, 2019
Comentários

A importância de um projeto de iluminação

Um bom projeto de iluminação é uma das etapas fundamentais na decoração. Além de cumprir com o papel da funcionalidade e praticidade, quando bem planejada e executava, também possui grande importância no âmbito estético.
A iluminação correta tem o poder de proporcionar efeitos de acordo com seu objetivo, seja para dar destaque a alguma obra de arte ou objeto, iluminar uniformemente ambientes completos ou para criar um clima mais intimista e aconchegante.
Há quem tenha a sorte de contar com muita luz natural, o que proporciona altos níveis de conforto e bem-estar sem grandes planejamentos, mas como este acontecimento atinge apenas alguns privilegiados, vamos focar hoje em iluminação artificial. O mercado hoje oferece as lâmpadas de LED: com ela podemos ter luz quente ou fria dependendo da utilização e temperatura de cor escolhida, além de ser bem mais econômicas do que as antigas incandescentes e fluorescentes.
Para cada ambiente da casa existe um tipo de iluminação adequada e uma lâmpada diferente, dependendo, claro, da proposta para cada um destes espaços. Na cozinha, por exemplo, o ideal é optar por uma iluminação sem sombras, com luminárias que proporciona uma luz mais difusa, com o objetivo de iluminar o ambiente como um todo, por igual. O mesmo se aplica aos banheiros, acrescentando pontos de luz perto aos espelhos (tipo aquelas de camarim).
No quarto, lugar onde podemos relaxar e ter momentos de tranquilidade, o ideal é optar por uma boa luz no teto, sem esquecer de uma luz indireta para deixar o ambiente mais intimista ou direta para leitura próxima a cabeceira.
Na sala de jantar, o mais importante é conseguir visualizar o que está sendo servido e quem está sentado, por isso, uma luminária sobre a mesa pode ser bastante funcional. Já a sala de estar é usada, muitas vezes, para diversos tipos de atividades: para convívio com os familiares, como sala de TV e também é o espaço para recepcionar as visitas da casa.
Para atender a todas essas demandas, o ideal é criar alguns circuitos de iluminação independentes. Uma excelente solução é o uso de variadores de luminosidade que ofereçam o controle da intensidade de iluminação através de uma automação ou um simples dimmer.

Comentários