03 outubro, 2014
Comentários

A importância do voto consciente

"

No dia 05 de outubro, votaremos em presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Nesta época de campanha eleitoral, é muito normal vermos candidatos oferecendo dinheiro ou algo em troca de votos. Isso não é permitido. É crime. O voto tem que ser consciente, de acordo com nossa ideologia, ou seja, devemos votar em quem nos apresentar as melhores propostas para um Brasil melhor.
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representarem um ato de cidadania, possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor à política e acompanhar com atenção e critério tudo o que ocorre em nossa cidade, estado ou país, pois precisamos dos bons políticos para termos uma boa saúde, escolas estruturadas e com professores, segurança e um transporte de qualidade. O voto deve ser valorizado e consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

""Políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho. Mas como identificar um bom político? É importante acompanhar os noticiários com atenção e critério para saber o que nossos representantes andam fazendo. Caso se verifique que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. Agora se ele se envolveu em alguma polêmica ou escândalo de corrupção, é melhor pensar duas vezes e analisar outras opções.

Votar nulo ou em branco não vale a pena
Os votos nulos e brancos não representam absolutamente nada na eleição a não ser uma manifestação de descontentamento do eleitor com as ações políticas. Vigora no pleito eleitoral o princípio da maioria absoluta de votos válidos. Isto significa que são contabilizados os votos nominais e os de legenda, desconsiderando os brancos e nulos dos cálculos eleitorais. Os votos válidos, de onde se retiram os brancos e nulos para a contagem final, é que serão computados aos candidatos.

Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?
O voto em branco é aquele que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número inexistente, que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrado. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, isto é, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação. O voto em branco é interpretado como um ato de conformismo, em que o eleitor está satisfeito com qualquer candidato que vencer. O voto nulo é considerado um protesto, significa que o eleitor está descontente com a proposta de todos os candidatos.

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento. E você, já decidiu em quem vai votar?

"

Comentários