Image
15 fevereiro, 2019
Comentários

AAP-VR realiza oficina sobre autoestima e bem-estar

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda realizará, no dia 18 de fevereiro, às 14h30, no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, uma oficina temática sobre autoestima e bem-estar. Com apresentação da psicóloga Selma Elisa, essa oficina irá trazer reflexões sobre a autovalorização e a sobre a importância de se amar, em primeiro lugar.
Atualmente, a expectativa de vida passa dos 75 anos, muito diferente de alguns anos, quando a expectativa era de 60. Esse avanço se deve a vários fatores: a medicina, que está evoluindo cada vez mais; os hábitos saudáveis, já que hoje está muito mais fácil encontrar alternativas de produtos naturais; e, claro, a saúde mental, onde o psicológico é o guia de todas as nossas emoções e sentimentos.
“Mas, para estar com tudo isso em dia, devemos fortalecer sempre a nossa autoestima e nosso bem-estar. Esses são os nossos melhores remédios e, garantimos, são bem mais saudáveis e mais motivadores para todos. Se não trabalhada, a autoestima pode desenvolver dificuldades de relacionamentos, culpa e isolamento, podendo assim acarretar em uma depressão. ”, afirma Selma Elisa.
A psicóloga disse, ainda, que a autoestima é construída desde a infância e citou algumas dicas para fortalecê-la.
“A primeira delas é cuidar de si mesmo, como a gente cuida do outro. O amor próprio é fundamental! Outro passo importante é alimentar sentimentos positivos, nas pequenas coisas do dia a dia e em grandes situações, assim como fazer planos e sonhar, elaborar seus projetos pessoais, como viagens, etc. E também não podemos esquecer de aprender a dizer não para as pessoas. E, por fim, saber conviver com críticas, pois isso é muito comum em nossas vidas. ”
A profissional do CPSI disse, ainda, que a família pode ajudar os idosos, apoiando e estimulando a sua independência, para que ele possa continuar realizando as suas atividades diárias, como ir ao supermercado ou ao banco. Essa motivação auxilia no fortalecimento da autoestima e faz com que eles não se sintam inúteis dentro de sua própria casa.
Estão todos convidados! O evento ocorrerá no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, na Rua 535, nº 835, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda. Mais informações pelo telefone 2102-0902 ou pelo e-mail geronto@aapvr.com.br.
E fica mais uma dica: jamais sinta-se inútil, todos nós temos uma missão e estamos aí para cumpri-la!

Comentários