09 julho, 2020
Comentários

Academia da Saúde de Itatiaia oferece atividades seguindo todas as normas de higienização

 A Academia de Saúde de Itatiaia, localizada no Campo Alegre, voltou as suas atividades seguindo todas as medidas de segurança contra o novo coronavírus recomendadas pela OMS - Organização Mundial de Saúde, como o uso de máscaras e álcool em gel.

Conforme explica a coordenadora do espaço, Janaína Lemos Fonseca, as novas regras vigentes na Academia foram discutidas em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, para melhor atender os frequentadores.

- Prezamos sempre pela saúde e bem estar dos nossos alunos e alunas , por isso, antes de iniciarmos a aula, que só começaram após a divulgação do decreto que permite a reabertura das academias, nos reunimos para discutir as novas regras de segurança e higienização - explicou.

A Academia de Saúde oferece aulas de ginástica funcional e de acordo com o novo protocolo adotado, só é permitida a presença de quatro alunos por aula.

- Antes de iniciar as aulas todos higienizam as mãos com o álcool em gel que é disponibilizado na porta da Academia. Tanto o espaço, quanto os colchonetes usados também são higienizados. Também é obrigatório o uso de máscaras por todos os frequentadores, ou seja, tanto alunos, quanto professores. Todos seguem as regras de higiene e distanciamento - disse

Atualmente a Academia de Saúde conta com 84 participantes, porém de acordo com a coordenação, aqueles com mais de mais de 60 anos e com comorbidades como hipertensão, diabetes, entre outros estão temporariamente afastados, por conta dos protocolos de saúde da pandemia do Covid-19.

- No momento não estamos recebendo novas inscrições, mas para fazer parte do projeto todos preenchem uma ficha com as informações. Nós mantemos sempre uma parceria com as unidades de saúde e muitos dos nossos alunos são encaminhadas pelos médicos que recomendam exercícios como parte do tratamento de alguma enfermidade, mas agora nesse momento atípico de pandemia algumas pessoas foram afastadas justamente para ficarem mais protegidas e sabemos que o quanto é fundamental - salientou Janaína.

O professor de Educação Física, Ralph Leandro, explica que a prática de exercícios auxilia muito no sistema imunológico.

- O exercício físico ajuda a equilibrar o nível do cortisol, que é um hormônio que quando está bem alterado, pode desencadear a depressão. Fazer exercício também ajuda a controlar a hipertensão, o colesterol e a evitar a obesidade, além é claro de ajudar no controle de outros fatores psicológicos, principalmente nesse momento de pandemia – explica o professor.

Moradora do bairro Jardim Itatiaia, Bianca Gomes, de 26 anos fala dos benefícios que o exercício físico trouxe para a sua saúde.

- Os exercícios físicos são fundamentais para o meu equilíbrio físico e mental. Nesse momento de pandemia, muitas vezes nos sentimos meio acomodados e desanimados para tirar uma hora para fazer exercícios, mas isso é muito importante. Aqui na academia me sinto bem e sei que estão sendo tomadas todas as medidas preventivas, isso me deixa mais tranquila - disse Bianca.

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, sendo que as segunda e quartas-feiras são ministradas pelo professor Gustavo, das 7h às 8h, das 8h às 9h, das 9h às 10h e das 10h às 11h e às quintas-feiras, das 14h às 14h e das 15h às 16h. Já as aulas do professor Ralph são realizadas às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h e das 16h às 17h.

Programa Academia da Saúde

Lançado em 2011 pelo Governo Federal, o programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos. Conhecidos como pólos do Programa Academia da Saúde, eles contam com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados.

Comentários