Academia da Saúde de Porto Real já realizou mais de 200 atendimentos em um mês
O Programa Academia da Saúde, em funcionamento desde agosto nos bairros Freitas Soares e Novo Horizonte, já realizou mais de 200 atendimentos. Desde então, a população de Porto Real têm a disposição profissionais como: uma enfermeira, um fisioterapeuta, um farmacêutico e dois educadores físicos. “Muito além de ter o objetivo de promover uma vida saudável, através da prática de atividades físicas, a Academia é um espaço com foco na qualidade de vida. A Secretaria de Saúde está trabalhando para ofertar um serviço que seja visto como referência no município e na região”, ressaltou o prefeito, Ailton Marques.
A Academia da Saúde faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde os serviços do local são conciliados com as Unidades de Saúde da Família (USF). O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, falou sobre um encontro realizado na academia. “Realizamos no dia 21 de agosto, um encontro com o grupo de hipertensos e diabéticos na academia do bairro Novo Horizonte. Esse momento foi idealizado através do NASF, onde o grupo recebeu diversas orientações de saúde”, explicou Luiz Fernando, que também falou sobre a ampliação do quadro de profissionais nas academias. “Através do último concurso público, em breve um nutricionista e uma psicóloga também farão parte da equipe do programa. Assim, ampliaremos os serviços à população de uma forma mais completa e eficiente”, concluiu o secretário.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), também está presente na Academia da Saúde. É através dela que são disponibilizados os profissionais de educação física. “Alongamento, ginástica aeróbica e localizada, iniciação ao treinamento funcional e caminhada orientada. A equipe da SMEL disponibiliza esses serviços de segunda a sexta, a partir das 7h, no Freitas Soares. Já nas segundas, quartas e sextas, das 7h às 8h40 e das 14h às 16h, as atividades acontecem no Novo Horizonte”, contou o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva.
A coordenadora da Academia da Saúde, Caroline Provazi, explicou os procedimentos para aderir ao programa. “O interessado em participar da Academia da Saúde deve se dirigir ao local, onde será encaminhado à USF de referência do bairro. Após um atendimento médico, ela receberá um encaminhamento, onde será constatado se ela está apta para a prática de exercícios. Esse controle é necessário para preservar e evitar riscos à saúde dos pacientes durante as aulas”, explicou a Caroline.
Comentários