Academia da Vida de Volta Redonda ganha sede totalmente reformada
Os cerca de 280 alunos da Academia da Vida Oscar Cardoso, unidade da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) voltada para maiores de 60 anos, vão ganhar uma escola totalmente reformada na próxima segunda-feira, dia 25. A sede, no acesso Laranja do Estádio da Cidadania, no Jardim Paraíba, passou por obras de infraestrutura e reconfiguração do espaço para receber os alunos e profissionais com mais conforto e funcionalidade.
A reforma da Academia da Vida contemplou a troca e impermeabilização de toda a cobertura; novo layout dos ambientes, com paredes em drywall; novo piso em porcelanato; troca do piso e impermeabilização da rampa próxima à unidade; novas instalações elétricas; revestimentos nas paredes; novas instalações da rede de telefonia; colocação de forro acústico nas salas; pintura geral, entre outros serviços.
Por conta da obra, a unidade está funcionando no Colégio Estadual Barão de Mauá, no mesmo bairro. “A reforma da Academia da Vida iniciou em 2023, mas foi suspensa, após a empresa vencedora da primeira licitação não conseguir dar continuidade aos serviços. Com a nova licitação, vencida pela Conten Costa Ltda., as obras foram retomadas no final do ano passado”, explicou o presidente da Fevre, Caio Teixeira, agradecendo ao deputado estadual Munir Neto pelo apoio para a retomada dos serviços.
Espaço atende cerca de 280 alunos
A Academia da Vida Oscar Cardoso, criada em 2002, durante o segundo mandato do prefeito Antonio Francisco Neto, atende atualmente cerca de 280 alunos, beneficiando a terceira idade com projetos voltados para pessoas com mais de 60 anos, a quem são oferecidos cursos de atualização e extensão. Iniciativa inédita no Brasil, a unidade tem como proposta pedagógica reforçar a linha de cuidado, atenção e promoção de envelhecimento saudável, com ações específicas voltadas à valorização da pessoa idosa.
A diretora da Academia da Vida, a professora Márcia Regina da Silva Campos, explica que o Curso Básico de Atualização, Letramento e Português Básico são as portas de entrada na unidade. Idosos com qualquer grau de escolaridade podem frequentar os cursos de formação.
“E a partir do momento que o aluno começa a estudar, pode escolher a matéria que deseja fazer a extensão. Mente Ativa, Informática, Arte, Inglês, Exercício, Dança, Mundo Contemporâneo, Teatro, Estados do Brasil, Curiosidades Geográficas, Robótica, Oficina de Gerontologia e Português são as opções”, falou.
“Além da parte educacional, a Academia da Vida melhora e muito a qualidade de vida da nossa Melhor Idade. É um projeto do querido Oscar Cardoso que deu muito certo e, agora, com a sede totalmente reformada, vai poder atender ainda mais idosos”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Comentários