Image
12 março, 2022
Comentários

Ação Comunitária de VR revitaliza Quiosque do Programa de Inclusão Produtiva

Participantes da oficina de culinária que produzem alimentos no CEPA São Sebastião poderão vender os alimentos produzidos no novo espaço



A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) de Volta Redonda inaugura no próximo dia 29 de março, às 10h, o novo Quiosque do Programa de Inclusão Produtiva, que vai vender os alimentos produzidos no Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA) São Sebastião. Localizado no Mercado Popular da Vila Santa Cecília, o espaço foi fechado na gestão anterior e será revitalizado, ganhando nova pintura e retomando suas atividades.



O Quiosque do Programa de Inclusão Produtiva funciona como um espaço para que as participantes das oficinas de culinária do CEPA vendam os doces e salgados produzidos por elas, como forma de geração de renda. No momento, são 15 participantes em forma de rodízio, no CEPA São Sebastião e no quiosque, produzindo e vendendo.



“O lucro é dividido entre elas. Esse quiosque é o de alimentos, mas já existe um de artesanato em funcionamento. As participantes produzem em casa e levam para vender no quiosque, e se dividem para venda”, explicou a coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva, Marlene Mota.



As oficinas de capacitação e inclusão produtiva beneficiam as pessoas atendidas nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e que desejam participar. Tendo vaga, os interessados são encaminhados para o Centro de Inclusão Produtiva.



“Muitas pessoas foram afetadas pela pandemia e perderam o emprego. As oficinas são importantes, capacitam quem mais precisa, fortalecem a autonomia dos usuários dos CRAS e qualificam eles para o mercado de trabalho”, explicou o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco.



As oficinas contam com atividades voltadas para diversas áreas, como: culinária, artesanato, customização de roupas, manicure, cabeleireiro, barbeiro, corte e costura, entre outros. As aulas serão realizadas de duas a três vezes por semana, dependendo do curso escolhido. Para mais informações e inscrições, os interessados devem procurar o CRAS mais perto de sua residência.

Comentários