Image
07 abril, 2025
Comentários

Aciap-BM integra conselho nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) deu mais um importante passo na construção de uma história sólida e de participação ativa no desenvolvimento econômico em seus 91 anos de fundação. Durante um evento promovido pela CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), na última semana, em Salvador, a entidade assumiu uma cadeira no Conselho G50+, grupo formado por representantes de associações comerciais do país com forte atuação no sistema associativo. Do Rio de Janeiro, três municípios farão parte do Conselho representando o estado: Barra Mansa, Niterói e Nova Friburgo.

O presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, que representou a entidade no evento “Encontro Nacional de Integração do Associativismo: Mais de Dois Séculos de Cooperação e Desenvolvimento”, realizado na sede da Associação Comercial da Bahia, destacou a importância para a entidade e para o município da participação mais ativa da associação comercial não só em âmbito municipal, mas também nas esferas estadual e nacional, uma vez que, além de integrar agora o Conselho, a ACIAP-BM também ocupa importante espaço na Facerj (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro).

- Hoje a atuação da ACIAP-BM ultrapassou os limites municipais e regionais, se fazendo presente em âmbito estadual, onde ocupo o cargo de vice-presidente da Facerj, e agora integrando o Conselho G50+, que reúne as associações mais atuantes do Brasil. Com isso, levamos o nome e a voz de Barra Mansa para as principais discussões do setor econômico do país – ressaltou ele.

A ACIAP-BM tem como uma das principais características se fazer presente nas principais lutas do município, como, por exemplo, na concretização das obras do Pátio de Manobras, na implantação da Companhia de Desenvolvimento Econômico, que promoverá a atração de novas empresas, nas questões de segurança pública, como a implantação da Companhia Independente da Polícia Militar no município, entre tantas outras. Gattás afirmou que a inclusão da entidade no Conselho é motivo de muito orgulho e resultado do trabalho e da credibilidade que ela mantém.

- A inclusão de Barra Mansa neste conselho muito nos orgulha, porque a Associação Comercial passa a discutir assuntos em âmbito nacional, tendo poder de fala, poder de voto junto com a Confederação, sendo reconhecida por ela como uma das principais associações comerciais do Brasil. Sempre soubemos desse potencial, mas conquistar esse espaço é motivo de muito orgulho, sermos vistos como uma entidade que pensa no desenvolvimento não só da nossa cidade, mas também da nossa região e do nosso país, e que temos esse gabarito para discutir questões de nível nacional. Por isso, podemos dizer que esse é mais um passo importante que a ACIAP-BM dá na sua história e que leva o nome da nossa cidade para todo o país – concluiu.

Durante o evento, um dos temas debatidos foi a crescente participação das associações comerciais no cenário político do país. Falando sobre a criação do Conselho 50G, o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, reforçou a necessidade da união do setor para a criação de pautas de nação. “Nosso sistema é capilar, municipalista. Precisamos compreender quem somos e aqui começa esse processo que estamos chamando de G50, mas que pode se tornar G60, G150, reunindo as principais Associações Comerciais para fortalecer o sistema”, disse ele, completando que o objetivo é promover o crescimento econômico. “Nosso papel é defender causas e projetos para o país. Evidentemente, o nosso movimento é político, mas não partidário. Estamos aqui para defender pautas que promovam o crescimento econômico e combatam as desigualdades”, afirmou ele.


Comentários