29 abril, 2016
Comentários

Vacinação contra Gripe continua neste sábado em seis unidades de saúde de Resende

A Prefeitura de Resende continua neste sábado, dia 30 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. As vacinas estarão disponíveis nas seguintes unidades: Clínica da Família, Unidade Mista de Saúde da Cidade Alegria, Posto do Manejo, Unidade de Saúde da Família do Paraíso, Posto Resende e Unidade de Saúde da Família de Engenheiro Passos. Os postos funcionarão das 8h às 17h.
O público-alvo da campanha, que segue até o dia 20 de maio, é de 30.258 pessoas. São integrantes desse grupo crianças de seis meses até cinco anos de idade incompletos, pessoas a partir de 60 anos de idade, gestantes, mulheres em pós-parto (até 45 dias), profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas – que necessitam de atestado médico para se vacinarem.
A campanha começou em Resende no dia 19 de abril. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 40% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Resende já foram vacinados nos dois primeiros dias da ação. Nos dias 19 e 20, foram imunizadas 12 mil pessoas do grupo prioritário. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% do grupo alvo, considerada de risco para complicações por gripe.
O secretário de Saúde, Daniel Brito, explicou que Resende, ao contrário de outros municípios da região, abriu a vacinação antecipada para todos os grupos prioritários, e não apenas crianças, gestantes e doentes renais crônicos.
- Foi uma decisão técnica. A maior mortalidade pela gripe H1N1 está em doentes crônicos e idosos, que são a população de risco para a doença. Com isso, vacinamos 9 mil pessoas no primeiro dia da campanha e 3 mil no segundo dia, o que nos deixa mais tranquilos, pois 40% do grupo prioritário já estão protegidos, sendo que entre idosos e doentes crônicos já atingimos 60% do grupo – defende Brito.
Para a primeira etapa, a Secretaria de Estado de Saúde liberou 12 mil doses para o município. Para o Dia D de Mobilização da Campanha (sábado), o governo do estado enviou 5.500 doses da vacina. Resende já solicitou uma nova remessa, que deve ser entregue na próxima semana.
Em relação aos doentes crônicos, a Secretaria de Saúde orienta ainda que os pacientes apresentem uma declaração médica, especificando qual é a doença por extenso, não sendo aceitos códigos do CID (Código Internacional de Doenças). Para as gestantes, é importante também levar o cartão do pré-natal.

Comentários