ADR Sul Fluminense avalia resultados obtidos no primeiro trimestre do ano no dia 04
Um saldo bastante positivo. Essa é a avaliação da diretoria da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) Sul Fluminense sobre o primeiro trimestre do ano. Nos últimos dias, os voluntários que atuam nos eixos de Tecnologia, Mobilidade e Turismo se reuniram para avaliar o progresso das ações propostas no planejamento estratégico da agência para 2025 e definir os próximos passos. No próximo dia 4 de abril, acontece em Barra Mansa, no Parque de Saudade, a reunião do eixo Educação, quando será discutido, entre outros temas, o Pacto de Educação Inclusiva entre os municípios.
- Estamos muito satisfeitos com o andamento das ações planejadas para este ano, arrancamos muito bem, cada eixo já avançou nos seus planos. E além do engajamento e dedicação da diretoria, percebemos vários voluntários envolvidos e produzindo, com certeza fruto do excelente planejamento realizado em janeiro deste ano – comentou o presidente da ADR, Péricles Aguiar.
Sobre o eixo Mobilidade, o destaque foi a repercussão da entrega, feita no início do mês pela ADR à CCR Rio-SP, do documento de contribuição às obras que serão realizadas no trecho da Rodovia Presidente Dutra, que compreende os municípios da região. A concessionária se comprometeu a responder às propostas, elaboradas com o auxílio de empresários e do poder público, já em abril. Outra ação importante que será colocada em prática também no próximo mês é a realização da Missão Varginha, que contará com o apoio do Sebrae, e consiste na visita técnica ao Porto Seco de Varginha, em Minas Gerais, com o objetivo de conhecer a transformação que ocorreu naquela região. Com a implantação do trem Varginha-Angra, teremos um do terminal de transbordo em Barra Mansa, abrindo uma janela de oportunidades para todo Sul Fluminense.
- Fizemos a entrega do Caderno de Contribuições e a CCR se comprometeu a responder a cada uma das 21 propostas feitas, referentes ao trecho de Resende, a partir de Bulhões, a Itatiaia, ainda no início de abril. E, até a segunda quinzena, faremos a entrega das contribuições do trecho de Barra Mansa até Piraí. E a visita ao Porto Seco de Varginha será uma ótima oportunidade para conhecermos um case de sucesso e replicarmos aqui o que deu certo – explicou o coordenador do eixo, Bueno Torrent.
Já o eixo Tecnologia vem trabalhando a questão da aproximação com organizações do setor e já se reuniu com duas importantes referências regionais, o Centro Tecnológico, em Resende, e o Espaço Vírgula Hub de Inovação, em Volta Redonda. Outra proposta é iniciar um projeto piloto de desafio para estudantes do Ensino Médio público, com o objetivo de inseri-los na cultura digital. O grupo também já está iniciando os preparativos para a realização do evento “Demo Day”, voltado para startups da região, e que deverá acontecer no primeiro semestre. Um levantamento com empresas da região também será realizado, a fim de elencar suas reais necessidades para buscar atender de forma mais específica o mercado de trabalho, estimulando a formação profissional de tecnologia do Sul Fluminense.
- Essa aproximação com as entidades referência em tecnologia é muito importante para o desenvolvimento de eventos, projetos e parcerias, uma vez que elas mesmas enxergam a ADR como um centro integrador da tecnologia na região Sul Fluminense. E nossas ações têm esse objetivo, de incentivar a inserção do jovem e das unidades de ensino na tecnologia, criando mão de obra especializada e promovendo sua entrada no mercado de trabalho desse setor, além de incentivar o início de novos negócios na área – ressaltou o coordenador do eixo, Willian Arantes.
O eixo Turismo também vem desenvolvendo as ações propostas no planejamento estratégico. Uma das ações principais será a atualização e ampliação das informações contidas no site do projeto Circuito, que agora, além do ciclismo, abrangerá outras modalidades esportivas. Essa atualização será feita em parceria com os municípios, a fim de mapear todos os serviços oferecidos por eles para os adeptos do turismo esportivo. Outra proposta é o lançamento de um evento esportivo de grande porte, a fim de incentivar esse tipo de turismo na região. O primeiro desafio seria realizado no Vale do Café, abrangendo a região das cidades de Valença, Barra do Piraí e Vassouras. A partir deste projeto, outros nos mesmos moldes seriam realizados nas outras cidades. A ampliação do projeto de instalação dos totens com as marcações de trecho percorrido e informações das cidades também está sendo realizada pela agência. Sobre esse projeto também foi proposto uma parceria com as prefeituras para manutenção e limpeza do entorno onde os totens estão instalados, a fim de manter sua conservação, por meio de um termo de cooperação.
Comentários