Image
18 abril, 2018
Comentários

Agrofloresta em BM incentiva a produção de alimentos orgânicos

Projeto diminui os custos dos produtores rurais com a defesa da produção, contribuindo para a redução do uso de agrotóxicos, trazendo benefícios econômicos e ecológicos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa está iniciando um projeto que pretende diminuir os custos dos produtores rurais com a defesa da produção, além de contribuir para a redução do uso de agrotóxicos na agricultura, trazendo benefícios econômicos e ecológicos. Trata-se do projeto Agrofloresta, que é uma forma de uso da terra na qual se resgata a forma ancestral de cultivo, combinando espécies de árvores frutíferas com cultivos agrícolas.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, explicou que o projeto visa a produção sustentável no campo e a diversificação de cultivo. “A finalidade é produzir frutas saudáveis e também água. Com esse viés, os produtores rurais que adotarem o modelo poderão receber certificação de produção de alimentos orgânicos”, completa.

A ideia, segundo ele, é desenvolver algumas unidades demonstrativas para estimular a Agrofloresta. Para isso, a secretaria tem visitado algumas propriedades agrícolas na região do distrito de Floriano, que concentra alguns fatores essenciais para implantação do projeto que facilitam a logística e o acompanhamento por parte dos técnicos municipais. “Esse é o primeiro passo para que o projeto se consolide e consigamos incentivar os agricultores a participar. Estamos mapeando os locais que poderão receber a Agrofloresta e depois iremos capacitar os produtores e fazer o levantamento de custo, para que tudo esteja pronto até a temporada de chuvas que favorece o plantio”.

Beleza também destacou que o conceito de Agrofloresta tem sido desenvolvido como uma ciência que se compromete a ajudar agricultores a incrementar produtividade, rentabilidade e sustentabilidade em suas terras. “A ideia é mesclar a produção de maneira que consiga ter um meio de produção concomitantemente com a preservação da floresta, gerando assim, um plantio sustentável, não degradando para produzir e utilizando os benefícios que a natureza já oferece em prol da produção”.

De acordo com ele, o sistema de produção imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre coberto pela vegetação, muitos tipos de plantas juntas, umas ajudando as outras, sem problemas com “pragas”, dispensando o uso de venenos. “A Agrofloresta é feita através de uma produção diversificada que não fica a mercê das intempéries da natureza como chuva forte, exposição ao Sol e granizo, com isso há um diminuição do uso de defensivos agrícolas e adubo, uma vez que a ciclagem de nutrientes, ou seja, as folhas que caem e viram adubo, é frequente e no ambiente equilibrado a praga não ataca a produção”.


Comentários