Image
15 dezembro, 2016
Comentários

Alimentação na infância

Olá, queridos leitores!
Meu nome é Amanda, sou pediatra, mamãe do Gustavo e do Henrique e autora do blog Doutora Mamãe. É um prazer escrever uma coluna na Revista Por Aqui. Para estrear a nossa coluna, o assunto escolhido foi alimentação na infância.

Crianças são páginas em branco e somos nós, mamães e papais, que vamos guiá-las nas suas escolhas. Com a alimentação não é diferente.
Estudos indicam que o paladar adquirido nos primeiros anos, continua por toda a vida. Além disso, é na primeira infância que a criança tem seu maior crescimento e desenvolvimento, totalmente influenciado pela alimentação. Por isso, ensine seu filho a ter uma alimentação saudável e siga sempre as orientações do seu pediatra.

Algumas dicas para uma alimentação saudável na infância:
- Até 6 meses, dê somente leite materno. Se a amamentação não for possível, utilize uma fórmula de leite infantil, indicada pelo pediatra. A partir de 6 meses, introduza de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até 2 anos ou mais.
- O recomendado é que as primeiras papinhas sejam em consistência pastosa, sem bater no liquidificador ou passar na peneira. Desde o início, procure oferecer os alimentos separados para o bebê, assim ele aprende a distinguir os diferentes sabores e texturas, conhecendo o gosto de cada alimento.
- Estimule o consumo diário de frutas, verduras e legumes. Lembre-se que o consumo desses alimentos pela família irá incentivar a criança a experimentá-los e contribuir para a saúde de todos.
- Procure oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
- No primeiro ano de vida, evite usar sal no preparo das refeições. Após esse período, usá-lo com cuidado, pois a oferta excessiva contribui para o desenvolvimento de hipertensão arterial na vida adulta.
- Evite mel, açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida.
- Leite de vaca e derivados também devem ser evitados no primeiro ano de vida, por não serem adequados nutricionalmente. Além disso, o consumo precoce de leite de vaca pode ocasionar hipersensibilidade à proteína do leite de vaca, predispondo a criança a desenvolver alergia.
- Se alimente bem e ensine com seu exemplo.

É importante lembrar que criança “gordinha” não é sinônimo de criança saudável. É fundamental que a criança coma apenas o que consegue e possa conhecer seus limites físicos e psíquicos.

Um beijo,
Amanda
www.doutoramamae.com.br
Facebook: Doutora Mamãe
Intagram: @doutora.mamae

Comentários