Image
13 março, 2024
Comentários

Alunos da rede municipal de Barra Mansa recebem orientações sobre mosquito da dengue

Como parte das ações de prevenção à dengue, a Prefeitura de Barra Mansa, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) e de Educação (SME), está promovendo palestras para alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é mostrar aos estudantes todo o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, desde sua fase mais embrionária até chegar à fase adulta. A primeira unidade de ensino que recebeu orientações foi a Escola Municipal Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, localizada no bairro Vila Coringa. Nesta quarta-feira, dia 13, no Parque Natural Municipal de Saudade, estudantes do 3° e 4 ano participaram da ação que contou ainda com avaliação microscópica e trilha ecológica.
A gerente de Educação Ambiental, Maiara Oliveira Sá, destacou a importância do encontro com os estudantes. "Estamos muito felizes em receber a visita da Escola Municipal Geraldo Ozório em nosso parque. É fundamental que os alunos, desde novos, conheçam mais sobre meio ambiente e saibam como podemos trabalhar juntos no combate ao Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, além da zika, chikungunya e febre amarela. Agradeço a todos os envolvidos que ajudaram para que esse evento acontecesse, como o pessoal da Secretaria de Educação e também da Vigilância Ambiental", expressou.
As palestras desta quarta-feira foram realizadas pela professora do Grupo Técnico de Educação Ambiental (GTEA) da Secretaria de Educação, Renata Mazza, e pela agente de endemias e responsável pelo Programa de Saúde em Educação Vigilância Ambiental, Carla Bertges. De acordo com Renata, o objetivo principal dessa parceria é “fazer com que os alunos obtenham informações importantes a respeito do ciclo de vida do Aedes, dos riscos que representam à saúde pública e das ações necessárias à eliminação dos focos de proliferação do mosquito. Dessa forma estarão preparados para disseminarem em seus lares esse conhecimento”.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, comentou sobre as ações que devem acontecer nos próximos dias e também ressaltou como o Parque de Saudade é um espaço rico para a visitação acadêmica.
-Estamos conversando com alunos das escolas públicas, pois essas crianças serão multiplicadoras junto às suas famílias e à população. Desta forma elas podem conhecer mais sobre as larvas, a reprodução do Aedes aegypti, o mal que eles trazem às pessoas. Uma outra questão é valorizar o espaço do Parque de Saudade, um ambiente puro, com muito verde. Teremos outras escolas passando por aqui e existe também a possibilidade de instituições particulares participarem dessa mesma programação – disse Beleza.

Comentários