Alunos de Barra Mansa concorrem a bolsas de iniciação científica
Segunda etapa da Mostra de Ciências das Escolas Municipais acontece nesta quinta-feira, dia 18
Nesta quinta-feira, dia 18, a Secretaria de Educação de Barra Mansa realiza a V MoCEM (Mostra de Ciências das Escolas Municipais), que envolve 20 escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os participantes concorrem a bolsas de iniciação científica júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Mostra acontece no Micinense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense), que funciona no CIEP 54 Municipalizado Professora Maria José Machado de Carvalho, situado à Rua João Batista Ataíde, no bairro Vila Maria, de 8 às 17 horas.
Os trabalhos que serão expostos foram selecionados na Feira de Ciências realizada em setembro. Cada escola selecionou três obras para a MoCEM. Ao todo, serão 60 trabalhos expostos e apresentados para uma comissão cientifica, que indicará os cinco melhores. Os alunos responsáveis pelos trabalhos selecionados serão contemplados com bolsas de iniciação científica júnior concedidas pelo CNPq e participam da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). A etapa final acontece dia 8 de novembro.
Para o secretário de Educação, Vantoil de Souza, a MoCEM cumpre o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela ciência e tecnologia, através da oportunidade de se conhecer práticas de experimentação e pesquisa, contribuindo assim para a descoberta de novos talentos. “São eventos que promovem uma transformação na visão e expectativa de futuro do jovem, auxiliam na redução dos índices de evasão escolar, melhoram o desempenho dos alunos participantes dos eventos e despertam a vocação técnico-científica”, completou.
Vencedor pelo quarto ano consecutivo do edital do CNPq para desenvolver o projeto em Barra Mansa, o coordenador do projeto, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, atribuiu o resultado ao empenho e dedicação dos professores de Ciências que atuam no município. “A quinta edição da Mostra de Ciências está mais abrangente, acolhendo também participantes de outras redes, o que causa um impacto muito grande ao município. São aproximadamente cinco mil alunos envolvidos. O desenvolvimento do país depende diretamente de uma educação de qualidade, que leve o aluno a criatividade e o interesse para o conhecimento científico”, concluiu.
A programação ainda contempla palestras durante a manhã e visitação da comunidade aos trabalhos expostos.
PROGRAMAÇÃO:
8h às 9h – Credenciamentos dos alunos, convidados e visitantes
9h – Abertura oficial do evento
9h30 às 10h – Certificação dos alunos participantes da 1ª etapa
11h às 12h – Palestra com Tadeu Josino Pereira Penna – Mestrado e Doutorado em Física pela UFF (Universidade Federal Fluminense)
12h às 13h – Intervalo
13h às 16h – Apresentação dos trabalhos pela Comissão Científica Avaliadora
15h às 17h – Visita ao salão de exposição permanente do Micinense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense)
17h - Encerramento
Comentários