03 maio, 2018
Comentários

Alunos de BM resgatam cultura através da história do município

Próximo passo será as visitas aos pontos históricos, onde os estudantes poderão vivenciar todo o conhecimento adquirido dentro de sala de aula, mas de forma prática



Resgatar a história e cultura de Barra Mansa, esse é um objetivos da prefeitura, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM), que através da valorização da identidade local e a preservação da cidade e seus patrimônios, realiza mensalmente estudos com alunos da Rede Municipal de Educação. Na última quarta-feira, dia 2, o gerente de patrimônio cultural da FCBM, Nikson Salem, esteve na Escola Municipal Bairro Cajueiros para contar um pouco sobre a história do município.

Os alunos da escola participaram de uma tarde dinâmica e interativa. Também historiador, o gerente contou a história da cidade desde o seu desbravamento, o ciclo do café, pecuária leiteira até sua industrialização. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os patrimônios históricos e outros símbolos da cidade, como mapa e significado do brasão.

A professora Isabele Assumpção, contou que o município faz parte do conteúdo a ser trabalhado durante o ano. “Trabalhamos dentro das disciplinas de História e Geografia todo o nosso município. Desde mapas, patrimônios, e até mesmo a economia, como o desenvolvimento do comércio. Ficamos aguardando ansiosamente pela visita da Fundação de Cultura para mostrar aos alunos parte do que representa Barra Mansa, e agora esperamos visitar os locais e concretizar ainda mais o aprendizado”, ressaltou.

Como o bairro Cajueiro fica no limite entre Barra Mansa e Volta Redonda, a diretora Raquel Couto explicou que é essencial resgatar a identidade e cultura local. “O primeiro ambiente social das crianças é a família. Então no primeiro ano, o conteúdo trabalhado na escola é a família. Já no segundo ano começamos a falar dos bairros, onde eles moram, onde estudam. E quando chega ao terceiro ano, falamos sobre nosso município. Há uma necessidade muito grande em resgatar essa identidade das crianças da Região Leste devido ser um bairro limítrofe. Moro em Volta Redonda ou em Barra Mansa? Por isso, fazemos muita questão de um conhecimento mais afundo sobre a cidade” afirmou.

Raquel Couto ainda completou dizendo que o próximo passo será as visitas aos pontos históricos. “Com a visita, os alunos poderão vivenciar todo o conhecimento adquirido dentro de sala de aula, mas de forma prática.” concluiu. Ao fim da palestra, os alunos receberam jornais com a história da cidade e participaram do sorteio de livros que também contam a história de Barra Mansa.

Para agendamentos de visitas aos patrimônios históricos locais, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (24) 3326-0405 ou por meio do e-mail: cultura.patrimonio@barramansa.rj.gov.br.


Comentários