11 novembro, 2015
Comentários

Alunos de escola municipal de Volta Redonda se destacam em Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica 2015

Trabalhos ficaram entre os três melhores, na categoria dança de robô; competição foi entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, em Uberlândia (MG)

      Alunos da Escola Rubens Machado, que fica no bairro Vale Verde, estiveram nesta quarta-feira (dia 11) no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, apresentando os protótipos construídos durante as oficinas de robótica que acontecem na unidade de ensino através do Programa Mais Educação, implantando em parceria com o Governo Federal. De acordo com a diretora do Rubens Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, eles participaram da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, e ficaram entre os três melhores trabalhos apresentados, na categoria dança de robô.
      Durante a apresentação o prefeito Neto anunciou que a equipe terá todo apoio da administração municipal para participar da vigésima edição do Robocup 2016, que acontecerá na cidade de Leipzig (Alemanha) e reunirá mais de cinco mil competidores do mundo entre os dias 30 de junho e 04 de julho de 2016.
      “Não medimos esforços, mesmo com toda dificuldade que o município está passando, para levar a equipe a Uberlândia. Agora vamos sair do Vale Verde para Alemanha. Só tenho a agradecer a toda equipe da secretaria de educação pelo empenho. Sabemos a importância de projetos como esse para a cidade, escola, bairro e alunos”.
      A competição foi realizada entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. De acordo com a diretora, mais de mil alunos competiram durante cinco dias pelo título de Campeão Latino-americano em diversas categorias.
      “Estamos muito satisfeitos com este resultado. Ele representa uma conquista muito grande para toda a comunidade do bairro. Isso mostra que, apesar de ser um bairro carente, nossos alunos não têm limites. Não vamos parar aqui. Queremos vê-los brilhar nas próximas competições e não vamos medir esforços para que isso aconteça”, disse a diretora.
      O grupo, denominado de Jaguar Baby é composto pelos alunos Daniel da Silva Santos, Tiffany Romero Silvestre da Silva, Gabriely de Souza Silva, Keslly Cristina Souza Silva, Thaislla Shiara Isidoro Bezerra, Wellinson da Silva dos Anjos e Wendell Ferreira Nery.
      De acordo com a professora de informática e robótica, Patrícia Osório Pereira, a apresentação do protótipo em um evento tão importante representa uma oportunidade única para os alunos. “Essa é uma experiência única, de desafio e de desenvolvimento de habilidades, como falar em público, trabalhar em equipe e de utilizar os conhecimentos adquiridos durante a aula regular. É muito bom saber que a educação do nosso município é vista de forma tão séria. Aqui em Volta Redonda temos pessoas que sonham e realizam”, disse a professora.
      Segundo a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, é muito gratificante ver o desempenho da direção da escola e dos professores em oferecer um ensino de qualidades aos alunos do município.
      “Chegar até aqui representa uma transformação muito grande na vida dos alunos. Projetos assim fazem a comunidade acreditar que é possível vencer a diferença social. Parabéns a toda equipe e também aos pais de cada um desses alunos”, finalizou Tetê.

Comentários