Alunos de Pinheiral recebem atividades online de fotografia
Com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR Nova Dutra, ONG ImageMagica promove exercícios de reflexão fotográficas para alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira
Tendo em vista que a fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta, Pinheiral, através da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, localizada no bairro Palmeiras, está participando do projeto FotoItinerante (PhotoTruck), realizado online e gratuitamente pela ONG ImageMagica com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Por meio do Ministério da Cidadania e do Instituto CCR, no trecho de atuação da CCR NovaDutra, a ação foi iniciada em 05 de abril e busca ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Adaptado para o formato EAD, os alunos receberão todo o conteúdo das atividades em uma plataforma online, onde poderão aprender técnicas de fotografia com a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com o tema “Uma mensagem para o futuro”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre os alunos e seu próprio cotidiano.
De acordo com Fernando Cabral, Secretário Municipal de Educação de Pinheiral, ao todo, 156 alunos da escola Maria do Carmo Fadul Ferreira foram cadastrados no projeto.
“Os alunos estão participando através de uma plataforma totalmente online, disponibilizada pela CCR sob o objetivo central de promover o conhecimento de novas ferramentas de fotografia e gerar uma reflexão sobre seu cotidiano. No final, haverá uma exposição com essas fotos e os estudantes vão poder divulgar a realidade onde vivem com um olhar reflexivo sobre esse contexto do qual ele está inserido, tudo isso somado ao aprendizado das aulas”, explicou o secretário.
“Com o retorno das aulas, os alunos estão aos poucos se adaptando para a nova realidade. Sugerir uma atividade diferente, divertida, e ao mesmo tempo segura (por ser no formato online) pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado destes participantes”, comenta Andreza Portela, coordenadora do projeto.
Jair Xavier, Gerente de Relações Institucionais na CCR NovaDutra, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento crítico dos estudantes e um novo olhar para a fotografia. “O objetivo do projeto é fomentar novas experiências para os alunos. Desta forma, o Instituto CCR e a CCR NovaDutra reafirmam o seu compromisso com a educação e a cultura, por meio de oficinas online disponibilizadas para os estudantes e que contribuem para a construção de novos olhares sobre o mundo”, ressalta.
EXPOSIÇÃO: OLHARES COMPARTILHADOS
No final das atividades, as fotografias se transformarão em pequenas exposições com imagens produzidas pelos participantes, em que um caminhão da ONG adaptado com ferramentas fotográficas e de impressão será utilizado para levar os registros para as comunidades e escolas de forma itinerante. Dessa forma, os participantes poderão compartilhar olhares e dividir reflexões sobre os temas apresentados.
Comentários